
Um ciclone extratropical se forma no oceano Atlântico a partir de um sistema de baixa pressão próximo à costa do Sudeste. A atuação do fenômeno deve provocar mudanças no tempo a partir da noite desta sexta-feira (30), com aumento da instabilidade e maior chance de chuva no Espírito Santo.
Segundo o Climatempo, durante o sábado (31), o ciclone extratropical continua sobre o oceano e gera uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Já entre a tarde e a noite, os temporais também atingem áreas do sul do Estado, que podem vir pontualmente fortes, com raios e vento.
Além disso, até o dia 1º de fevereiro, o ciclone extratropical se desloca em alto-mar, indo em direção à costa da região Sul e sempre afastado do continente. “Com isso, o litoral de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro terão rajadas de vento moderadas e ondas próximas de 1 metro.”
Possibilidade de segundo ciclone na próxima semana
O Climatempo também destaca que, os primeiros dias de fevereiro devem continuar marcados por calor e temporais no Sudeste. Com isso, há possibilidade de formação de um novo ciclone durante a próxima quarta-feira (04).
O Climatempo monitora esse cenário, que também pode estar associado à formação de uma nova frente fria na costa entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Climatempo
Esse sistema também poderá contribuir para a organização de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo da primeira semana de fevereiro.
Confira a previsão do tempo para o ES
Sexta-feira (30):
Na sexta-feira (30), o tempo permanece aberto até o fim da manhã em todo o Espírito Santo.
A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva com trovoadas nas regiões Sul, Serrana e em parte da Região Noroeste, avançando à noite para o litoral sul e a Grande Vitória.
As temperaturas máximas apresentam elevação, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com rajadas ocasionais no litoral sul e na Região Metropolitana.
Sábado (31):
Durante o sábado (31), o tempo permanece instável no Espírito Santo devido à atuação de um sistema de baixa pressão no litoral, na altura do estado.
Há previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões, com trovoadas na metade sul, incluindo a Grande Vitória, e nos trechos sul e oeste da Região Noroeste.
Domingo (1º):
Já no domingo (1º), o tempo permanece instável no Espírito Santo devido à atuação de um sistema de baixa pressão no litoral, na altura do estado.
Há previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões, com trovoadas nas regiões Sul, Serrana e nos trechos sul e oeste da Região Noroeste.
As temperaturas apresentam elevação mais acentuada na metade norte, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com rajadas ocasionais.