
A formação e a aproximação de um ciclone extratropical deve causar ventanias em estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Segundo a previsão do MetSul, o fenômeno deve provocar chuva e fortes ventos de até 130 km/h.
Muitos moradores do Espírito Santo se perguntam como a atuação do ciclone irá mudar o tempo nos municípios capixabas.
Em entrevista a TV Vitória/Record, o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ivaniel Maia, explica que não há indícios de que o ciclone avance para o território capixaba.
Ele geralmente está associado a frente fria quando tem um sistema de baixas pressões que se formam e avançam para o Sudeste. O que temos é uma frente fria passando, mas esse ciclone ficará mais na porção Sul do Brasil.
Ivaniel Maia
No Espírito Santo, a frente fria passa pelo litoral e aumenta a nebulosidade na Grande Vitória e na metade sul do Estado a partir desta terça-feira (29).
Ainda de acordo com o meteorologista, o que os moradores do Espírito Santo podem esperar é a aproximação de uma frente fria no litoral, que já começou a dar sinais durante a tarde desta segunda-feira (28).
Ivaniel também explica que foram encaminhados alertas, com a previsão de rajadas de ventos moderadas e fortes, que podem gerar problemas entre o litoral de Aracruz e o sul capixaba.
Inmet emitiu dois alertas para o Estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a queda de temperatura deve ser mais acentuada na metade sul capixaba.
O aviso de potencial perigo, indicado na cor amarela, aponta para o declínio de temperatura entre 3ºC e 5ºC em 43 municípios do Espírito Santo.
Além disso, o instituto ainda mantém o alerta para ventos costeiros no litoral capixaba até o final da noite desta terça. Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil (199).