A passagem de uma frente fria mudou o tempo no Espírito Santo e trouxe chuva para cidades capixabas. Nesta quarta-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um novo alerta de perigo potencial para chuvas fortes e ventania em 53 municípios do Estado.
De acordo com o instituto, o volume de chuva acumulada ao fim do dia pode chegar a 50 milímetros nas áreas que estão em alerta. As rajadas de vento variam entre 40 e 60 km/h.
No Sul do Espírito Santo, a chuva forte registrada entre a tarde e a noite de terça-feira (14) provocou alagamentos em algumas ruas. Também ocorreu queda de granizo no distrito de Conceição do Muqui, em Mimoso do Sul.
A Defesa Civil Estadual informa que há probabilidade moderada de ocorrência de tempo severo com pancadas de chuva de forte intensidade em municípios do Caparaó capixaba, além da faixa central e do Noroeste do Espírito Santo nesta quarta. Essa chuva pode ser acompanhada de raios e granizo.
Veja as cidades em alerta para chuvas fortes
- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alfredo Chaves
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Aracruz
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Brejetuba
- Cariacica
- Colatina
- Conceição da Barra
- Conceição do Castelo
- Domingos Martins
- Ecoporanga
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Guarapari
- Ibiraçu
- Itaguaçu
- Itarana
- Jaguaré
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Montanha
- Mucurici
- Nova Venécia
- Pancas
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Ponto Belo
- Rio Bananal
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Pavão
- Vila Valério
- Vila Velha
- Vitória
Previsão para os próximos dias
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que a instabilidade deve diminuir no Espírito Santo, nesta quinta-feira (16). No entanto, ainda deve chover no período da manhã na Grande Vitória e nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste e nas “Três Santas”.
No restante do Estado, o céu deve ficar nublado e não há previsão de chuva. As temperaturas devem ter uma pequena elevação.
Na sexta-feira (17), a umidade trazida pelos ventos costeiros deve manter o tempo instável na metade norte do Espírito Santo, mas é baixa a probabilidade de chuvas.
Contudo, uma nova frente fria deve se aproximar do Estado no final de semana e provocar mais chuva até a segunda-feira (20). O acumulado de chuva nos próximos sete dias deve superar 100 milímetros no Sul do Espírito Santo.