
O túnel de acesso à BR-259, na entrada da Segunda Ponte, em Colatina, Noroeste do Estado, ficou parcialmente interditado após um deslizamento de terra provocado pelas chuvas na madrugada desta quinta-feira (04). A prefeitura fez uma mobilização para a limpeza do trecho.
Segundo a gestão municipal, a cidade registrou um acumulado de 64 milímetros de chuva em 24 horas, entre quarta (03) e quinta. Três ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil, incluindo o deslizamento de terra no túnel.
Equipes da prefeitura, Sanear e Secretaria de Interior e Desenvolvimento Rural fizeram a remoção da terra e limpeza do túnel. A Guarda Municipal também esteve no local para controle e orientação do trânsito.

No trecho, foram constatadas falhas no manejo e na contenção do solo, o que pode ter contribuído com o deslizamento. A gestão municipal informou que irá notificar e multar a empresa responsável pelo loteamento devido aos transtornos.
Outras duas ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil em Colatina nos bairros Barbados e São Pedro, onde ocorreram pequenos alagamentos e deslizamentos. Nenhum ferido ou situação grave foi registrado.
A Defesa Civil reforçou que Colatina segue em estado de observação, com previsão de chuva persistente nesta quinta.
Veja as orientações da prefeitura
- Evite transitar em áreas alagadas ou tentar atravessar correntezas;
- Não se aproxime de encostas, barrancos ou muros com sinais de trincas;
- Mantenha calhas e ralos limpos para evitar refluxo de água;
- Em caso de emergência, ligue imediatamente para a Defesa Civil Municipal (27) 99883-0305
- Observe se há sinais de risco no imóvel ou no terreno, como rachaduras, portas que não fecham, estalos, postes inclinados. Caso perceba algum desses sinais, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil, siga as orientações e procure lugar seguro para se abrigar.



