Colatina faz força-tarefa para limpar túnel invadido pela lama na chuva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Colatina

O túnel de acesso à BR-259, na entrada da Segunda Ponte, em Colatina, Noroeste do Estado, ficou parcialmente interditado após um deslizamento de terra provocado pelas chuvas na madrugada desta quinta-feira (04). A prefeitura fez uma mobilização para a limpeza do trecho.

Segundo a gestão municipal, a cidade registrou um acumulado de 64 milímetros de chuva em 24 horas, entre quarta (03) e quinta. Três ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil, incluindo o deslizamento de terra no túnel.

Equipes da prefeitura, Sanear e Secretaria de Interior e Desenvolvimento Rural fizeram a remoção da terra e limpeza do túnel. A Guarda Municipal também esteve no local para controle e orientação do trânsito.

Força-tarefa para limpeza da lama no túnel. Foto: Divulgação/Prefeitura de Colatina

No trecho, foram constatadas falhas no manejo e na contenção do solo, o que pode ter contribuído com o deslizamento. A gestão municipal informou que irá notificar e multar a empresa responsável pelo loteamento devido aos transtornos.

Outras duas ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil em Colatina nos bairros Barbados e São Pedro, onde ocorreram pequenos alagamentos e deslizamentos. Nenhum ferido ou situação grave foi registrado.

A Defesa Civil reforçou que Colatina segue em estado de observação, com previsão de chuva persistente nesta quinta.

Veja as orientações da prefeitura

  • Evite transitar em áreas alagadas ou tentar atravessar correntezas;
  • Não se aproxime de encostas, barrancos ou muros com sinais de trincas;
  • Mantenha calhas e ralos limpos para evitar refluxo de água;
  • Em caso de emergência, ligue imediatamente para a Defesa Civil Municipal (27) 99883-0305
  • Observe se há sinais de risco no imóvel ou no terreno, como rachaduras, portas que não fecham, estalos, postes inclinados. Caso perceba algum desses sinais, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil, siga as orientações e procure lugar seguro para se abrigar.
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.