
A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu na tarde desta terça-feira (20) um novo alerta de rajadas de vento e chuvas persistentes na Grande Vitória. O aviso é válido para as próximas 17 horas no Estado.
O Espírito Santo está sob aviso de tempo severo, com previsão de acumulados expressivos de chuva, especialmente nesta terça-feira (20) e a quarta-feira (21).
Durante a manhã, o meteorologista Mauro Bernasconi destacou que os volumes previstos podem ultrapassar os 200 milímetros em apenas dois dias, superando a média esperada para todo o mês de janeiro.
Segundo o meteorologista, a chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) cria condições muito favoráveis à ocorrência de tempestades, com calor e elevada umidade na atmosfera.
Devido à atuação da ZCAS, devemos ter chuvas torrenciais, fortes e persistentes. O maior agravante é a continuidade da chuva, que aumenta o risco de deslizamentos por conta do solo encharcado e da maior velocidade do escoamento superficial.
Mauro Bernasconi, meteorologista
Pontos de alagamentos são registrados na Grande Vitória
No início da tarde desta terça-feira (20), vídeos enviados para a redação do Folha Vitória mostravam pontos de alagamentos, no bairro Campo Grande, em Cariacica.