
A Defesa Civil Estadual emitiu um novo boletim extraordinário alertando para alta probabilidade de ocorrência de “tempo severo” no Espírito Santo deste domingo (4) até quarta-feira (7). Pode haver queda de granizo, raios, chuvas e ventos intensos.
O documento informa que há um aumento das condições favoráveis à ocorrência de chuvas no Estado associadas a um sistema frontal e à convergência de umidade proveniente da Amazônia.
“A probabilidade de ocorrência de tempo severo no Espírito Santo é alta. No decorrer dos próximos dias, são esperados períodos de chuva de intensidade moderada a forte. Ressalta-se que as temperaturas tendem a ficar mais amenas neste período, em função do aumento da nebulosidade e da atuação desses sistemas”, diz o comunicado.
Neste domingo, o tempo varia de nublado a parcialmente nublado em boa parte do Espírito Santo, com chances de chuvas periódicas de intensidade moderada a forte, sobretudo em partes das regiões Sul e Norte.

Mimoso do Sul teve o maior acumulado de chuva
A Defesa Civil Estadual também divulgou os acumulados de chuva registrados pelas redes de estações meteorológicas das 9h de sábado (3) até as 9h de domingo (4). Mimoso do Sul foi a cidade onde mais choveu, registrando um acumulado de 109 milímetros em 24 horas.
Em seguida vem Ibatiba, com 70 mm; Cachoeiro de Itapemirim, com 65 mm; Alegre, com 63 mm; Muniz Freire, com 61 mm; Ibatiba, com 59 mm; Iúna, com 57 mm; Castelo, com 51 mm; e Divino São Lourenço, com 50 mm. Nos demais postos pluviométricos, os registros de chuva ficaram abaixo de 50 mm.
Risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos
Há alertas de risco hidrológico e movimento de massa vigentes para seis municípios. O risco hidrológico se refere às possíveis consequências provocadas pela chuva, como alagamentos, enxurradas e transbordamento de rios. Estão sob alerta de risco hidrológico moderado as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Apiacá.
O risco de movimento de massa se refere à possibilidade de deslizamentos e quedas de barreiras, por exemplo. Estão sob alerta de risco de movimento de massa moderado os municípios de Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul.
Probabilidade de chover é de 70 a 80%

O alerta da Defesa Civil Estadual trouxe a previsão de chuva para os próximos dias. A probabilidade de chover até quarta-feira varia entre 70 e 80% nas cidades capixabas.
Em uma semana (de 4 a 10 de janeiro), o órgão indicou a possibilidade de chover um acumulado acima da marca de 100 mm em todo o Espírito Santo.
Confira a previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil até quarta-feira:
Domingo (4)
Probabilidade de 80% para chuvas com acumulados superiores a 70 mm nas regiões do
Caparaó, Sul, parte da Região Serrana e Norte do Estado. Nas regiões da Grande Vitória, Central, em partes das regiões Serrana, Norte e Noroeste, a probabilidade é de 70% para ocorrência de chuvas com acumulado entre 50 e 70 mm, com probabilidade de até 30% para acumulados acima de 70mm. Há aviso de impacto alto ativo para o estado, com indicativo de chuvas intensas, raios, granizo pontual e vento intenso.
Segunda-feira (5)
Há probabilidade de 80% para acumulados de chuva acima 70 mm em grande parte do Estado. Nas regiões Serrana, Central, Grande Vitória, parte do Norte e Noroeste, existe a probabilidade de até 30% para ocorrências de acumulados de chuvas entre 100 e 150 mm.
Para o extremo Noroeste do Estado, há probabilidade de 70% para acumulados de chuva entre 50 e 70 mm, com chance de até 30% para acumulados superiores a 70 mm. Há aviso de impacto alto ativo para o Estado nesse dia, com indicativo de chuvas intensas, raios, granizo pontual e vento intenso.
Terça-feira (6)
No Centro-Norte do Estado há probabilidade de 80% para ocorrência de chuvas com
acumulados entre 10 e 30 mm, e chance de até 30% de que ocorra acumulados entre 30 e 50 mm. Nas demais regiões do Estado, a probabilidade é de 80% para acumulados de chuvas entre 2 e 10 mm, com expectativa inferior a 30% para acumulados entre 10 e 30 mm.

Quarta-feira (7)
Há probabilidade de até 80% de ocorrência de chuva, com acumulados entre 10 e 30 mm, com expectativa de até 30% para acumulados entre 30 e 50 mm, nas regiões do Caparaó, Sul e parte da Região Serrana. Nas demais regiões, a chance é de 80% para acumulados entre 2 e 10 mm, com probabilidade inferior a 20% para acumulados de chuva entre 10 e 30 mm.