
A Defesa Civil emitiu um alerta para o aumento significativo da instabilidade atmosférica em todo o Espírito Santo. Diante disso, há risco moderado a alto de tempo severo a partir da tarde desta segunda-feira (19) até quinta-feira (22).
Segundo a Defesa Civil, a previsão é de chuvas intensas, raios, trovoadas e rajadas de vento, especialmente entre a terça (19) e quarta-feira (20), dias considerados mais críticos, quando há aviso de impacto alto ativo para todo o Espírito Santo.
Esses volumes expressivos de chuva, conforme o órgão, elevam o risco de alagamentos, enxurradas, inundações, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e deslizamentos de terra, principalmente em áreas urbanas e regiões de encosta.
Qual a previsão detalhada no ES?
Segunda-feira (19)
Durante a tarde e noite segunda-feira (19), há probabilidade de até 80% para acumulados entre 10 e 30 mm nas regiões Sul e Noroeste, com chance de até 30% para volumes entre 30 e 50 mm.
Nas outras regiões, a previsão indica chuvas entre 2 e 10 mm, com possibilidade pontual de volumes maiores. Além de impacto moderado ativo para todo o estado, devido a chuvas intensas, raios e rajadas de vento.
Terça-feira (20)
Na terça-feira (20), dia considerado mais crítico do período, há probabilidade de até 80% para acumulados acima de 70 mm na maioria do Espírito Santo, com chance de até 30% para volumes entre 100 e 150 mm.
É alertado para aviso de impacto excepcional de chuva em áreas das regiões Sul e Oeste.
Quarta-feira (21)
Durante a quarta-feira (21), a instabilidade intensa permanece, com probabilidade de até 70% para acumulados acima de 70 mm em diversas regiões do Estado.
Também é mantido o aviso de impacto alto e o risco elevado para transtornos associados à chuva, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos, além da possibilidade de impacto excepcional no Sul e Oeste.
Quinta-feira (22)
Na quinta-feira (22), as chuvas tendem a se concentrar metade Centro-Sul do Espírito Santo, com acumulados entre 50 e 70 mm, podendo chegar a 100 mm.
A Defesa Civil informa que, mesmo sem aviso ativo no momento, a tendência é de elevação para alto impacto nas próximas atualizações, caso o cenário se mantenha. “O risco para alagamentos e deslizamentos segue elevado”.
Orientações à população do ES
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec-ES) orienta que a população acompanhe os boletins meteorológicos oficiais, evite áreas de risco durante períodos de chuva intensa e não atravesse ruas alagadas.
Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cepdec-ES