As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na noite desta terça-feira (4) deixaram rastros de destruição. Em Marechal Floriano, região Serrana do Estado, um jequitibá chegou a ser arrancado do solo devido à força dos ventos.
Em vídeo enviado ao Folha Vitória, moradores mostraram a árvore que caiu em uma região de mata, com a raiz totalmente retirada da terra.
“Desceu um tornado aqui, alguma coisa aconteceu, porque meu galpão tem 20 e poucos metros e o vento levou a chuva de um lado a outro, arrancou na raiz o jequitibá, derrubou a mata inteira. Era uma mata fechada que ninguém via nada”, diz um morador.

Ocorrências em outras cidades
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram temporais em Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Iúna, Conceição do Castelo, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra e outras cidades.
Em Muniz Freire, a estrutura de um estabelecimento comercial caiu e danificou árvores, que cobreram os carros com folhas. Na cidade também houve o registro de chuva de granizo.
Veja vídeo:
Em Venda Nova, antes mesmo da chegada da chuva, moradores compartilharam nas redes sociais o céu carregado e dezenas de relâmpagos.
Em Conceição do Castelo, o registro foi de muita chuva acompanhada de tempestade de vento, levando medo à população. Um poste caiu em cima de um carro, que estava estacionado em uma rua.
Veja vídeo:
Defesa Civil Estadual destaca “tempestades severas”
A reportagem do Folha Vitória procurou a Defesa Civil Estadual, que informou que não houve registro, até o momento, de nenhuma ocorrência.
No entanto, destaca que a formação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano Atlântico vem favorecendo a formação de tempestades severas na mesorregião Sul Espírito-Santense.
“Foram registrados rajadas de vento de 69,1 km/h às 17h30 em Guaçuí e quase 50 mm entre 18h10 e 18h30 em Muniz Freire”, afirmou em nota.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta amarelo para o município de Alegre, mesmo não havendo registro de significativos acumulados (20 mm nas últimas 6h).

Ainda segundo a Defesa Civil Estadual, “neste momento é observado perda de intensidade da precipitação em Muniz Freire, porém chove forte em Ibatiba, Iúna, Irupi, Afonso Cláudio e Brejetuba”.
A previsão é que a chuva com descargas elétricas continue avançando para o Norte do Estado ao longo das próximas horas, contudo com perda da intensidade em seu deslocamento.
Moradores devem buscar locais seguros, alerta prefeitura
Em nota emitida na noite desta terça-feira, a Prefeitura de Muniz Freire informou que, em razão do forte temporal, a Defesa Civil Municipal orienta os moradores que residem em áreas ribeirinhas ou próximas a encostas a buscarem locais seguros.
A recomendação é que a população evite trafegar por rodovias e vias urbanas até que as condições climáticas se normalizem.Defesa Civil de Muniz Freire
A prefeitura declarou ainda que equipes estão em campo realizando o levantamento dos danos e monitorando as áreas afetadas para garantir a segurança de todos. Em caso de emergência, a Defesa Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone (28) 98882-9566.
Previsão era de chuva e granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas e tempestades, com possibilidade de queda de granizo, válidos para todo o Estado até a manhã desta quarta-feira (5).
Segundo o Inmet, as regiões Sul e Serrana, além dos municípios de Viana e Vila Velha na Grande Vitória, têm possibilidade de registrar até queda de granizo. São ao todo 36 municípios sob este alerta.
Já o segundo alerta engloba 49 cidades, onde as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) em todo o ES. Nas regiões Sul e Serrana, pode haver estragos em plantações.