Uma tempestade de areia foi registrada pela Defesa Civil na segunda-feira (22), em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. O fenômeno impressionou moradores.
Segundo a Defesa Civil, monitorar tempestades de areia não é simples, já que o fenômeno é de difícil detecção por imagens de satélite em escala estadual.

A identificação torna-se mais evidente apenas quando o fenômeno abrange áreas continentais extensas e se desloca de forma mais ampla.”
Defesa Civil, por nota
A análise meteorológica confirmou que a nuvem de poeira também foi observada em outras cidades do estado, como Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto.
Ventos fortes também ocorreram em Minas Gerais

Em Minas Gerais, moradores de Congonhas e Brumadinho também enfrentaram cenas semelhantes na segunda-feira (22). Imagens feitas pela população mostraram áreas urbanas tomadas por poeira.
As prefeituras atribuíram o problema às atividades de mineração e cobraram providências urgentes. Em Congonhas, novos ofícios foram enviados às mineradoras exigindo a interrupção das atividades e a aplicação de água para reduzir a poeira.
Já em Brumadinho, o prefeito Gabriel Parreiras informou nas redes sociais que equipes das secretarias de Meio Ambiente e Posturas foram acionadas para fiscalizar as mineradoras e cobrar medidas imediatas.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações do R7.com e Portal Metrópoles