Foto: Redes sociais/ Reprodução
Foto: Redes sociais/ Reprodução

O tempo virou, o dia “praticamente virou noite” e uma forte chuva atingiu a Grande Vitória durante o início da tarde desta segunda-feira (19). Por volta das 14h, o céu escureceu com nuvens carregadas e incidência de raios em toda a Região Metropolitana.

Em Jardim Camburi e no Centro de Vitória, em Vitória, os moradores se surpreenderam com o céu composto de muitas nuvens escuras e já chove. Também há relatos de trovoadas.

Já no bairro Vila Palestina e no Contorno, em Cariacica, também foi registrada uma forte chuva. Veja os registros:

Diante da rápida mudança no tempo, os moradores da Grande Vitória também foram surpreendidos com o aviso da Defesa Civil, que indicava alerta de tempestades e raios nas próximas 16h na Grande Vitória.

Qual a previsão do tempo para o ES?

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (19), três alertas de chuvas intensas que devem afetar todas as cidades do Espírito Santo, podendo ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os alertas laranja e amarelo são válidos até às 23h59 de segunda-feira (19), já o mais grave na escala de rico, indicado pela cor vermelha, é vigente até às 23h59 de terça-feira (20).

Espírito Santo entra em alerta para chuvas intensas, diz Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec) alertou para o aumento significativo da instabilidade atmosférica em todo o estado, com risco moderado a alto de tempo severo a partir desta segunda-feira (19) até quinta-feira (22).

O cenário é favorável à ocorrência de chuvas intensas, raios, trovoadas e rajadas de vento, com acumulados elevados em curto período, especialmente entre os dias 20 e 21 de janeiro, quando há aviso de impacto alto ativo para todo o Espírito Santo.

Defesa Civil

Além disso, segundo análise técnica, os volumes de chuva elevam o risco de alagamentos, enxurradas, inundações, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e deslizamentos de terra, principalmente em áreas urbanas e regiões de encosta.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória