Previsão do tempo dia nublado ou chuva
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Espírito Santo está sob alerta de ser atingido por um ciclone extratropical e também frente fria neste próximo fim de semana, entre sábado (8) e domingo (9). As informações são do Climatempo.

Vale destacar que o Estado viveu na terça-feira (4) temporais em várias cidades e recebeu um novo alerta de tempestade e queda de granizo, válido até a manhã desta quinta-feita (6).

Segundo o Climatempo, o ciclone extratropical se forma na região Sul do país nesta sexta-feira (7) e deve se deslocar pelo oceano a partir de sábado, chegando ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, deixando também as regiões Sudeste e Centro-Oeste em alerta.

Algumas cidades do país podem registrar ventos de até 100 km/h. No entanto, para o Espírito Santo, de acordo com o Climatempo, o ciclone pode causar ventos de 50 a 70 quilômetros por hora no litoral, além da possibilidade de chuva forte, instabilidade, nuvens carregadas e raios.

Apesar disso, os impactos não devem ser sentidos em território capixaba com a mesma intensidade de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

No leste de Minas e no Espírito Santo, as condições para chuva aumentam na noite do sábado, e o tempo mais instável será observado durante o domingo.

Onde e quando o ciclone extratropical se forma?

O Climatempo explica que a formação do ciclone e da frente fria começa com uma área de baixa pressão atmosférica ganhando força na tarde e noite da quinta-feira (6), entre o norte da Argentina e o Paraguai.

No entanto, é na sexta-feira que ocorre a intensificação e expansão desta área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil. 

O grande contraste de pressão atmosférica gerado nas imediações de uma baixa pressão intensa acelera o movimento do ar e gera fortes rajadas de vento. Quanto mais baixa a pressão do ar, mais fortes são os ventos que um ciclone extratropical pode gerar, explica o Climatempo

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.