
A aproximação de uma frente fria deve provocar chuva no Espírito Santo nos próximos dias e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já publicou dois alertas de tempestade para o cidades capixabas a partir desta terça-feira (2).
Um dos avisos, na cor laranja, indica perigo para acumulados de chuva de até 100 milímetros e ventos entre 60 km/h e 100 km/h, além de risco de queda de granizo para cidades da metade Sul do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória.
O segundo alerta, na cor amarela, é para perigo potencial de tempestade em todo o Estado. O volume de chuva acumulada deve chegar a 50 milímetros e ser acompanhada de ventos de até 60 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo.
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta aos navegantes para ventos de até 60 km/h entre Guarapari e Vitória até a noite desta terça-feira.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a aproximação da frente fria deve ocorrer a partir da tarde de quarta-feira (3), mudando o tempo no Espírito Santo.
Apesar da chegada da frente fria, as temperaturas ainda devem se manter altas e o calorão deve continuar com previsão de máxima de 38ºC em municípios capixabas.
Veja as cidades em alerta de perigo para tempestade
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Atílio Vivacqua
- Baixo Guandu
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Fundão
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibiraçu
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São José do Calçado
- São Roque do Canaã
- Serra
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Orientações
O Inmet orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento. Também é recomendado que se desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).