
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, neste domingo (25), dois novos alertas de chuvas fortes para cidades do Espírito Santo. Os dois avisos são válidos para o Sul do Estado.
Um dos alertas, na cor laranja, indica possibilidade de volumes acumulados de até 100 milímetros e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, em algumas localidades do Sul capixaba. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e descargas elétricas”, adverte o instituto.
O segundo aviso, na cor amarela, é para perigo potencial de ocorrência de chuvas com volumes acumulados de até 50 milímetros e ventos entre 40 e 60 km/h.
Embora a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tenha sido desconfigurada, o Climatempo explica que esse fenômeno ainda é responsável pela instabilidade na região e deve provocar temporais isolados, principalmente, à tarde no Sul capixaba.
Apesar da possibilidade de temporais, as temperaturas seguem em elevação nos municípios do Sul e das demais regiões do Espírito Santo, neste domingo.
Na segunda-feira (26), a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é de que a instabilidade comece a perder força pelo Estado. No entanto, ainda deve ocorrer chuva passageira na Grande Vitória e nos municípios das regiões Norte e Nordeste do Espírito Santo.
Veja cidades em alerta laranja para chuvas fortes
- Apiacá
- Bom Jesus do Norte
- Mimoso do Sul
- São José do Calçado
Veja cidades em alerta amarelo para chuvas fortes
- Alegre
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Presidente Kennedy
- São José do Calçado
Orientações
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta as pessoas não se abrigarem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento.
Outra recomendação é, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).