Foto: Reprodução/INMET
Foto: Reprodução/INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou para o Espírito Santo o alerta vermelho, que significa perigo para grande acumulado de chuvas. A previsão é de chuvas de até 100 mm/dia, além de ventos intensos de 100 km/h e queda de granizo.

Além disso, o Inmet emitiu alertas amarelo e amarelo de chuvas intensas para até a próxima quarta-feira (7).

O alerta vermelho, que já estava valendo neste domingo (04), agora permanece até as 23h59 de segunda-feira (05). Esse “mau tempo” ocorre diante de um aumento das condições favoráveis à ocorrência de chuvas associadas a um sistema frontal e à convergência de umidade da Amazônia.

Segundo o Inmet, a previsão é de chuva com intensidade superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros no total diário.

Diante disso, é alertado para o grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

O instituto dá alguns alertas necessários para a população:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

ES com alertas amarelo e laranja

Além do alerta vermelho, o Estado está sob alertas nas cores amarelo e laranja, que significam, respectivamente, perigo potencial para chuvas intensas e perigo para tempestade.

Previsão de chuvas intensas para o Espírito Santo. Foto: Reprodução/INMET

O alerta de tempestade na cor laranja, que indica perigo, adverte para risco de queda de granizo, chuvas e ventos intensos. Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Esse aviso meteorológico também é válido até 23h59 de quarta-feira (07).

Além disso, o Inmet emitiu outro aviso para o Estado, de chuvas intensas, na cor amarela, que indica perigo potencial. O alerta meteorológico afeta todas as cidades capixabas e adverte para riscos potenciais de chuvas e ventos intensos.

Nessas cidades, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos podem alcançar entre 40 e 60 quilômetros por hora. Ele também é válido até 23h59 de quarta-feira (07).

Defesa Civil também emitiu alerta para o ES

Diante das previsões adversas, a Defesa Civil também emitiu um boletim extraordinário alertando para alta probabilidade de ocorrência de “tempo severo” no Espírito Santo. A situação é válida até quarta-feira (7) e pode haver queda de granizo, raios, chuvas e ventos intensos.

O documento informa que há um aumento das condições favoráveis à ocorrência de chuvas no Estado associadas a um sistema frontal e à convergência de umidade proveniente da Amazônia.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória