
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou para o Espírito Santo o alerta vermelho, que significa perigo para grande acumulado de chuvas. A previsão é de chuvas de até 100 mm/dia, além de ventos intensos de 100 km/h e queda de granizo.
Além disso, o Inmet emitiu alertas amarelo e amarelo de chuvas intensas para até a próxima quarta-feira (7).
O alerta vermelho, que já estava valendo neste domingo (04), agora permanece até as 23h59 de segunda-feira (05). Esse “mau tempo” ocorre diante de um aumento das condições favoráveis à ocorrência de chuvas associadas a um sistema frontal e à convergência de umidade da Amazônia.
Segundo o Inmet, a previsão é de chuva com intensidade superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros no total diário.
Diante disso, é alertado para o grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
O instituto dá alguns alertas necessários para a população:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
ES com alertas amarelo e laranja
Além do alerta vermelho, o Estado está sob alertas nas cores amarelo e laranja, que significam, respectivamente, perigo potencial para chuvas intensas e perigo para tempestade.

O alerta de tempestade na cor laranja, que indica perigo, adverte para risco de queda de granizo, chuvas e ventos intensos. Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia.
Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Esse aviso meteorológico também é válido até 23h59 de quarta-feira (07).
Além disso, o Inmet emitiu outro aviso para o Estado, de chuvas intensas, na cor amarela, que indica perigo potencial. O alerta meteorológico afeta todas as cidades capixabas e adverte para riscos potenciais de chuvas e ventos intensos.
Nessas cidades, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos podem alcançar entre 40 e 60 quilômetros por hora. Ele também é válido até 23h59 de quarta-feira (07).
Defesa Civil também emitiu alerta para o ES
Diante das previsões adversas, a Defesa Civil também emitiu um boletim extraordinário alertando para alta probabilidade de ocorrência de “tempo severo” no Espírito Santo. A situação é válida até quarta-feira (7) e pode haver queda de granizo, raios, chuvas e ventos intensos.
O documento informa que há um aumento das condições favoráveis à ocorrência de chuvas no Estado associadas a um sistema frontal e à convergência de umidade proveniente da Amazônia.