
O Espírito Santo deve ter uma semana marcada por aumento de temperaturas, períodos de sol e pancadas de chuva típicas do verão, principalmente entre a tarde e à noite, de acordo com a previsão do Climatempo.
Após dias de forte instabilidade causados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a chuva perde força no Estado e se torna mais isolada e irregular.
A última semana de janeiro também será influenciada pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema que fortalece a chuva no Nordeste, enquanto o calor ganha força no Sudeste e no Centro-Oeste.
No Sudeste, a chuva diminui sobre Espírito Santo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais, após dias seguidos de instabilidade. O cenário muda em São Paulo, onde o retorno das pancadas pode provocar alagamentos, especialmente na Região Metropolitana.
Temporais seguem em boa parte do país
Os temporais de verão continuam predominando no Brasil, com destaque para a grande disponibilidade de umidade e temperaturas elevadas.
O segundo episódio da ZCAS terminou no domingo (25), após provocar volumes extremamente altos de chuva, entre 200 mm e 400 mm, em áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Agora, é a atuação da ZCIT que passa a influenciar o clima, trazendo chuva expressiva para Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.