
O Espírito Santo, nos últimos três dias, recebeu uma chuva de raios e registrou 6.707 relâmpagos no céu capixaba. O dia com mais registros foi terça-feira (4), que durante 24 horas, recebeu 5.313 raios.
Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além de terça-feira (4), outros dias também tiveram altos registros, como quarta (5), com 442 relâmpagos.
Até as 11h30 desta quinta-feira (6), 952 raios já haviam surgido no Estado.
Segundo o Inpe, o Brasil lidera em incidência mundial de raios. No ES, cerca de 90 mil raios caíram de janeiro a julho deste ano. As condições climáticas e atmosféricas do Estado tornam esse fenômeno comum durante tempestades.
Vale destacar que o Estado está sob alerta de tempestade com chuvas, ventos fortes e granizo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além disso, segundo o Climatempo, um ciclone extratopical vai atingir o litoral capixaba neste fim de semana e pode causar ventos de 50 a 70 quilômetros por hora no litoral, além da possibilidade de chuva forte, instabilidade, nuvens carregadas e raios.
Veja chuva de raios
Alerta de raios
Devido a esse fenômeno comum durante tempestades no Estado, até o final deste ano, a Prefeitura de Vitória e a Defesa Civil Municipal vão instalar um equipamento com tecnologia para emitir alerta de raios.
O sistema vai emitir alertas com até 20 minutos de antecedência em locais com alta possibilidade de raios. A tecnologia permitirá o acompanhamento em tempo real das ocorrências, fornecendo dados precisos para órgãos públicos, universidades, empresas e para a população.
O Centro de Monitoramento de Descargas Elétricas terá alcance de 40 quilômetros, ou seja, além da Capital, também irá monitorar as condições atmosféricas em Vila Velha, Serra e áreas marítimas.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos


