
A passagem da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve causar chuvas intensas no Espírito Santo entre os dias 19 a 23 de janeiro. O Instituto Climatempo informa que esta é a segunda ocorrência do fenômeno climático no Brasil em janeiro deste ano.
De acordo com a previsão do Climatempo, as áreas mais afetadas pela ZCAS serão a Zona da Mata mineira, do Vale do Rio Doce, no leste de Minas, até o Espírito Santo, além de Goiás. Estas regiões podem receber acumulados de chuva de 200 a 400 milímetros.
Isso significa que em muitas destas regiões pode chover em cinco dias o equivalente ao esperado para todo o mês de janeiro.
Enchentes e alagamentos
O Climatempo alerta que passagens de ZCAS trazem perigo potencial às áreas atingidas, como enchentes, alagamentos e até deslizamentos de terra.
A orientação é que a população se mantenha atenta às informações sobre o clima, além de manter contato com a Defesa Civil.

Durante a chuva é recomendável não sair de casa, não se abrigar debaixo de árvores ou postes, e em caso de raios, evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas.
O que é a ZCAS
A ZCAS é um fenômeno típico do verão e, segundo o Climatempo, é um dos mais importantes para a ocorrência de chuva no verão.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul é caracterizada por uma grande zona de convergência de umidade sobre o Brasil, que gera extensas áreas de chuva sobre parte do país, por vários dias consecutivos.