Fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo causaram transtornos e estragos em Sooretama, região Norte do Estado, na tarde desta terça-feira (20).
De acordo com a Defesa Civil Municipal foram registrados cerca de 110 milímetros de chuva na zona rural da cidade. causando alagamentos, destruição de estradas e barreiras, além de calçamentos.
O volume chamou atenção pelo curto período de chuva, cerca de uma hora. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil do município, Toninho Mai, a maior parte dos estragos aconteceu em uma região conhecida como Barro Roxo.

“Houve alagamento em uma residência, em uma casa baixa. A força da água também arrancou mais de 20 metros de calçamento, destruiu bastante a estrada, além de jogar uma barreira no asfalto”, relatou.
Em Ibiraçu, também na região Norte, houve alagamentos e pessoas ficaram ilhadas nas comunidades de Santo Antônio e Palmeiras.
Alerta para todo o Estado
Na manhã desta terça-feira a Defesa Civil Estadual emitiu um novo alerta de rajadas de vento e chuvas persistentes na Grande Vitória e para todo oEstado.
O alerta trazia aviso de tempo severo, com previsão de acumulados expressivos de chuva, especialmente nesta terça-feira e a quarta-feira.
Durante a manhã, o meteorologista Mauro Bernasconi destacou que os volumes previstos podem ultrapassar os 200 milímetros em apenas dois dias, superando a média esperada para todo o mês de janeiro.
Segundo o meteorologista, a chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) cria condições muito favoráveis à ocorrência de tempestades, com calor e elevada umidade na atmosfera.
“Devido à atuação da ZCAS, devemos ter chuvas torrenciais, fortes e persistentes. O maior agravante é a continuidade da chuva, que aumenta o risco de deslizamentos por conta do solo encharcado e da maior velocidade do escoamento superficial”, disse.
Pontos de alagamento foram registrados na Grande Vitória durante o dia, assim como em outras cidades como Castelo, Linhares e Jerônimo Monteiro.