É hora de se preparar para o frio. A primeira onda de frio de 2025 está chegando ao Brasil, com previsão de ocasionar neve e geada em alguns estados, e ela pode gerar impactos nas temperaturas também no Espírito Santo.
Segundo a empresa Climatempo, algumas áreas no Sul do país vão literalmente congelar na passagem desta onda de frio. As temperaturas podem ficar abaixo de 0°C nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Leia também:
> Cidades do ES recebem alerta de chuva; veja lista
> Aeroporto de Vitória tem voos cancelados por conta da chuva
> Antiga sede da Câmara de Vila Velha será transformada em teatro
No Sudeste, a quarta-feira (28) marca a chegada da frente fria em São Paulo. Além da chuva, há previsão de rajadas de vento fortes, que podem ultrapassar os 70 km/h, especialmente entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Apesar do aumento da nebulosidade, entre Minas e Rio ainda não há previsão de chuva.
Já no Espírito Santo, a entrada de ventos úmidos que sopram do oceano mantém a condição para pancadas isoladas na faixa norte e no litoral capixaba.
Na sexta-feira espera-se uma queda acentuada da temperatura máxima no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira. Na região da grande Belo Horizonte, no centro-norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo espera-se uma queda da temperatura máxima durante o sábado.
O Climatempo ressalta que essas áreas na região Sudeste serão as menos impactadas pela forte onda de frio que deve passar pelo Brasil nos últimos dias de maio de 2025.
Nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, a atuação da onda de frio será com fraca a moderada intensidade, pelo menos até o dia 31 de maio. Por isso, a chance de recordes de baixa temperatura ainda é pequena.
O ar polar entra intenso pelo interior, causando uma queda de temperatura muito acentuada não apenas na região Sul, mas em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.
Além disso, uma segunda massa de ar frio polar já está sendo esperada para os primeiros dias de junho de 2025.
Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo para um aquecimento no centro-sul do Brasil. Assim, o frio será renovado e as temperaturas vão se manter baixas em grande parte do centro-sul até o dia 3 de junho.