Foto: reprodução/redes sociais
Foto: reprodução/redes sociais

O município de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, registrou 79,55 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Foi o maior volume de chuva registrado nesse período. Sete pessoas estão desalojadas na cidade.

A segunda cidade com maior volume é Marechal Floriano, na região Serrana do Estado, com 59,2 mm. Os dados são da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, e apresentam as ocorrências reportadas em Guaçuí.

No último domingo (14), no Bairro São Miguel, houve desabamento do muro de uma residência, que ocasionou descalçamento do subsolo da casa. Isso gera risco de desabamento do local.

Na Rua José Alexandre, uma casa ficou alagada devido ao grande volume de água acumulada. Essa situação comprometeu a estrutura do imóvel, o que gera risco de queda.

Já no bairro Santa Cecília houve alagamento de residências e descalçamento da via pública. Um prédio teve sua estrutura abalada e foi interditado pela Defesa Civil.

No município de Domingos Martins, na Região Serrana, quarta cidade com maior volume de chuva, houve queda de árvores.

Acumulados de Chuva em 24 horas:

MunicípioPrecipitação em milímetros
Guaçuí79,55
Marechal Floriano59,2
Castelo51,94
Domingos Martins41,3
Guarapari39,4
Anchieta38,6
Vargem Alta38
Afonso Cláudio35,6
Alegre34,43
Mimoso do Sul29,4
Brejetuba25
Divino de São Lourenço17,4
Venda Nova do Imigrante16,8
Iconha16,6
Rio Novo do Sul16,4
Laranja da Terra16,2
Cachoeiro de Itapemirim15,98
Ibatiba12
Muniz Freire12
Fonte: Cemaden

Há alertas vigentes de risco hidrológico moderado para os municípios de: Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Anchieta e Guaçuí.

Previsão meteorológica e de riscos

A Defesa Civil também informou a previsão meteorológica e de riscos geo-hidrológicos para o Estado.

Nesta segunda-feira (15), há probabilidade de até 70% para ocorrência de chuvas com acumulados entre 10 e 30 mm no Caparaó, Sul e parte da Região Serrana, com probabilidade de até 40% de que as chuvas gerem acumulados entre 30 e 50 mm.

Em parte da Região Serrana, Oeste e Grande Vitória, há probabilidade de até 60% para
acumulados entre 2 e 10 mm, com possibilidade até 30% de que as chuvas atinjam entre 10 e 30 mm.

Na terça-feira (16), há probabilidade de até 80% para ocorrência de chuvas com acumulados entre 10 e 30 mm no Caparaó, Sul e Oeste, com possibilidade até 30% de que as chuvas gerem acumulados entre 30 e 50 mm.

Em parte do Noroeste e Grande Vitória, existe probabilidade de até 70% para acumulados entre 2 e 10 mm, com possibilidade inferior a 20% de que as chuvas atinjam entre 10 e 30 mm. No Norte do Espírito Santo, há probabilidade de até a 40% de chuvas entre 0 e 2 mm

Por outro lado, não há previsão de riscos hidrológicos para o ES, porém existe possibilidade moderada de ocorrência de deslizamentos nas regiões entre Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, devido às áreas suscetíveis e com previsão de formação de tempestades isoladas com potencial para pancadas de chuva de forte intensidade.

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.