
Uma geada no Caparaó do Espírito Santo foi registrada manhã deste sábado (3), no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto. O gelo cobriu carros e barracas no acampamento conhecido como Casa Queimada, no Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do Brasil.
Os termômetros no acampamento chegaram a marcar 6ºC no início desta manhã, quando o sol já estava nascendo. Pessoas no local estimam que as temperaturas chegaram aos -3ºC durante a madrugada.
LEIA TAMBÉM:
- Vitória registra madrugada mais fria do ano nesta sexta
- Saiba como fica o tempo no ES durante o feriado de 1º de maio
- Bazar solidário oferece mais de 3 mil peças a partir de R$ 10 em Vitória
Geada no Caparaó: vídeos mostram gelo cobrindo o solo
O guia turístico Ivan Souza gravou um vídeo mostrando o gelo, que encobriu o solo, as mesas e até carros e barracas do acampamento. Ele faz os passeios turísticos e o transporte de passageiros na região.
“Eu estava fazendo o transporte que leva o pessoal ao Pico da Bandeira pela manhã. Chegamos no acampamento e estava todo congelado, estava bonito”, comentou o guia.
Os turistas que passaram a noite no acampamento amanheceram com a surpresa da geada, mas quem trabalha no local afirma que nesta época do ano o fenômeno acontece com frequência e atrai turistas.
“É sinal de que começou o frio na região. Dependendo dos dias e da temperatura, agora em diante vai ter geadas assim, de vez em quando. Começa a congelar tudo, as águas, as cachoeirinhas, é muito legal”, explica Ivan.
Agora, o guia e os turistas se preparam para encarar o frio da madrugada deste domingo (4), enquanto sobem o Pico da Bandeira, para ver o nascer do sol do alto, um dos passeios mais tradicionais da região.
Veja as imagens da geada:
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos