
O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (29) um alerta de chuvas intensa válido para 25 municípios da região Sul do Espírito Santo. O aviso é indicado pela cor amarela, que significa “perigo potencial”.
Segundo o Inmet, com o alerta é esperado um acumulado de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O alerta é válido até as 10h de quinta-feira (30).
Além disso, o instituto também alerta para baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O instituto também dá algumas instruções para os moradores das áreas envolvidas:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja a lista de municípios com alerta amarelo vigente:
- Alegre
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta