Chuva
Foto: Pixabay

Quatro municípios do litoral Norte do Espírito Santo receberam alerta de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta-feira (11) até a manhã de quinta (12). O aviso foi classificado como “perigo potencial”.

Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares e São Mateus são os municípios sob aviso. O Inmet informou que a região terá acumulado de chuva e que há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O aviso ainda se estende ao litoral sul da Bahia.

O aviso foi publicado na manhã desta quarta-feira e é válido até as 10 horas da manhã de quinta. Os dados apontam para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia nas cidades destacadas.

Aviso de acumulado de chuva do Inmet para quarta-feira, 11 de junho de 2025
Litoral norte do Espírito Santo recebe aviso de acumulado de chuva. Foto: Divulgação/Inmet

O grau de severidade classificado como “perigo potencial” (amarelo) é o mais leve entre os avisos do Inmet. As autoridades orientam ter cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico e evitar riscos desnecessários.

As instruções à população desta região é de evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas através da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).

Massa de ar frio passa pelo ES

A Defesa Civil do Espírito Santo comunicou que uma massa de ar polar se aproxima do Estado e deve baixar as temperaturas no território capixaba. O frio deve ser sentido principalmente nas regiões Sul, Serrana e do Caparaó.

Segundo o alerta, as temperaturas devem ficar mais baixas durante as madrugadas e a queda nos termômetros deve perdurar até o próximo domingo (15). Em algumas cidades, a mínima pode chegar a 8 ºC e a máxima de 16 ºC.

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.