
A Prefeitura de Muniz Freire, município do Caparaó do Espírito Santo, decretou estado de emergência na tarde desta quarta-feira (5), após a cidade ser atingida por fortes chuvas e queda de granizo, na noite de terça (4).
O prefeito da cidade, Dito Silva, informou que cerca de 20% da cidade ficou sem água e energia elétrica, e os serviços estão sendo retomados gradativamente.
O temporal deixou ruas alagadas e provocou quedas de árvores. Casas, comércios e órgãos públicos foram destelhados com a ventania, incluindo o prédio da prefeitura.
Em apenas um bairro, a prefeitura contou 280 casas destelhadas. Ainda não há um levantamento de todos os imóveis afetados.
Com a decretação de emergência, o prefeito disse que já conseguiu comprar 4.500 telhas e lonas para cobrir as casas emergencialmente. Outras 1.300 telhas foram enviadas à cidade pelo Governo do Estado.
Escolas estão sem aulas
As escolas da cidade estão sem aula por tempo indeterminado. Algumas unidades de ensino também tiveram o telhado afetado, inclusive uma creche municipal.
Equipes da prefeitura, moradores e voluntários trabalham na limpeza da cidade. A prefeitura deve levar cerca de 15 dias para reconstruir o que foi destruído.
O prefeito explicou o que muda com a decretação do estado de emergência.
“É aquele apoio mais rápido. A gente sabe da burocracia do poder, né? Você já dá uma assistência mais rápida às pessoas. Até pelo clima, pelo tempo, que já vem previsão de chuva para hoje à noite. Você imagina as pessoas sem telhado e com mais chuva em cima. A situação só vai agravando”, esclareceu.
Imagens de drone registraram estragos
O fotógrafo Thiago Goulart Bergamini fez imagens de drone dos estragos causados pelas chuvas e pela ventania em Muniz Freire.
Confira as imagens:
Vem mais chuva por aí
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de tempestade, com chuvas, ventos fortes e queda de granizo, para o Espírito Santo.
O aviso, emitido na manhã desta quarta-feira (5) é válido até a manhã de quinta-feira (6) e engloba todas as cidades capixabas.


































