Chuva? Parede de nuvem? Bloco de nuvem? Uma nuvem gigante em formato de “paredão” chamou a atenção de moradores na Grande Vitória, no Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (15).
O fenômeno encobriu o céu por volta de 6 horas, e foi flagrado pelo repórter fotográfico do Folha Vitória, Thiago Soares.
Veja o flagrante:
Mas, o que se trata o fenômeno curioso e diferente que intrigou os moradores da Grande Vitória?
O meteorologista Franco Nadal Junqueira Villela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), descreve que o fenômeno parece se tratar de uma nuvem denomina “Stratocumulus” da espécie “Stratiformis”.
Analisando a foto enviada e o sensoriamento remoto por imagens de satélite, parece se tratar predominantemente de uma camada de nuvem denomina Stratocumulus, da espécie Stratiformis. Mais embaixo na fotografia, próximo das montanhas, há alguns Cumulus”.
Franco Nadal Junqueira Villela
Além disso, o especialista narra que a sensação do paredão é proporcionada pela perspectiva em relação à altitude e a distância em relação à camada de nuvem.
“A camada está predominando em um nível aproximadamente constante de altitude, ou seja, não há desenvolvimento vertical na forma de ‘paredão’”, descreve.
Faixa de nebulosidade remanescente da frente fria
O Climatempo destacou que a nuvem provavelmente se trata da faixa de nebulosidade remanescente da frente fria que passou por Vitória entre quinta e sexta-feira e avança em direção ao litoral sul da Bahia.
O formato linear e contínuo no horizonte, com céu aberto atrás e nuvens densas à frente, indica a retaguarda do sistema frontal, comum quando a frente fria já se deslocou, mas ainda mantém nuvens estratiformes alinhadas.
Climatempo