Previsão do tempo dia nublado ou chuva
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Espírito Santo começou o mês de fevereiro em estado de atenção. Na noite de domingo (1º), cidades do Espírito Santo registraram grandes volumes de chuva, ventania e raios. Nesta segunda-feira (2), todo o território capixaba segue sob alerta de perigo para chuva forte, com possibilidade de tempestades, ventos intensos e queda de granizo.

O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até as 10 horas desta terça-feira (3). Segundo o órgão, o alerta é classificado como de gravidade laranja e prevê volume de chuva de até 100 milímetros por dia. Também são esperados ventos com velocidade de 60 a 100 km/h, além do risco de granizo em diferentes regiões do Estado.

O Inmet reforça que há possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e ocorrência de alagamentos. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a instabilidade é provocada pela atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no litoral.

Apesar da previsão de chuvas volumosas, as temperaturas continuam elevadas, podendo atingir até 38 °C em algumas regiões neste início de semana.

Como fica o tempo nos próximos dias

A previsão indica que a segunda-feira (2) será marcada por tempo instável em todo o Espírito Santo. Há expectativa de chuva ao longo do dia em todas as regiões, com trovoadas a partir da tarde. As temperaturas permanecem estáveis e o vento deve soprar de fraco a moderado no litoral, com rajadas ocasionais, principalmente no norte capixaba.

Na Grande Vitória, o dia terá muitas nuvens e chuva frequente, com mínima de 23 °C e máxima de 34 °C. Na Região Sul, as temperaturas podem chegar a 37 °C nas áreas de menor altitude. Já nas regiões Serrana e Noroeste, também há previsão de pancadas de chuva e trovoadas.

Na terça-feira (3), o cenário pouco muda: o tempo segue instável por conta do mesmo sistema de baixa pressão. Há previsão de chuva em todas as regiões, com trovoadas mais intensas no Sul, na Serrana e em trechos do Noroeste. As temperaturas máximas devem subir especialmente na metade norte do Estado.

A partir de quarta-feira (4), a instabilidade começa a perder força. Ainda pode chover ao longo do dia nas regiões Sul e Serrana, mas na Grande Vitória e em outras áreas não há previsão de precipitação. As temperaturas mínimas devem apresentar leve elevação e o vento permanece fraco a moderado no litoral.

Fevereiro deve ter menos chuva que janeiro

Apesar do início do mês com tempo severo, a tendência para fevereiro é de um período menos chuvoso em comparação com janeiro. Segundo o Incaper, o mês será marcado por dias quentes e úmidos, com precipitações mais irregulares e próximas da média climatológica.

As chuvas devem ocorrer principalmente na forma de pancadas rápidas, típicas do verão, mais frequentes entre a tarde e a noite. Em alguns momentos, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode provocar episódios de chuva mais persistente.

As temperaturas devem permanecer acima da média histórica, com máximas que podem chegar a 34 °C e sensação de abafamento elevada em função da combinação entre calor e alta umidade.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.