O menino Otávio Amaral, de 10 anos, que morreu soterrado após o desabamento de uma casa na localidade da Lagoa Jesuina, zona rural da Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, sonhava em ser jogador de futebol. O corpo foi localizado nesta quarta-feira (10).

O desabamento do imóvel, que pertence a um amigo da família da criança, foi registrado na madrugada, durante as fortes chuvas que atingiram o município do Norte do Estado.

Em entrevista à reportagem da TV Vitória, o avô da criança, Silva Alves do Amaral, contou que o sonho da criança estava se concretizando e iria assinar um contrato para jogar bola.

Ele tinha o sonho de ser jogador de futebol. Brincava muito com a bola, inclusive iriam assinar um contrato para ele, mas passou um tempo fora na Bahia e tinha voltado para Rio Bananal.

Silva Alves do Amaral, avô de Otávio Amaral

Ainda de acordo com Silva, o neto estava passando um tempo na casa de um amigo, quando foram surpreendidos pelo desabamento. “Era um menino muito tranquilo, veio passear e brincar porque era muito amigo do pessoal da casa, quando teve o ocorrido”. Duas casas foram totalmente destruídas no ES

Segundo o prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella, duas casas foram totalmente destruídas pelo deslizamento. Em uma delas, um imóvel do tipo duplex, cinco pessoas estavam na residência no momento do incidente.

Quatro pessoas conseguiram sair, dois adultos e duas crianças. E uma criança de 10 anos infelizmente não teve tempo suficiente de se evadir do local e se encontra sendo resgatado.

Bruno Pela, prefeito de Rio Bananal

Ainda segundo o prefeito, o deslizamento foi provocado pelo grande volume de água concentrado na região. O escoamento superficial, causado pela chuva intensa, comprometeu a base da casa, construída em terreno arenoso. “Muita água se concentrou nessa região, ruiu a base da casa e ela não resistiu, vindo a colapsar”, disse.

Apesar da gravidade do ocorrido, a prefeitura informou que, até o momento, não há registros de famílias desalojadas. No entanto, a situação segue sob atenção redobrada das autoridades.

Estamos em alerta máximo porque as chuvas persistem e o nível do rio tem se elevado.

Bruno Pella, prefeito de Rio Bananal

Impacto emocional na cidade após morte

Uma casa desabou em Rio Bananal e uma criança morreu após as fortes chuvas
Uma casa desabou em Rio Bananal e uma criança morreu após as fortes chuvas. Foto: Reprodução/Vídeo de leitor

O chefe do Executivo municipal destacou ainda o impacto emocional da tragédia para a cidade, que é de pequeno porte e possui forte vínculo entre os moradores.

É uma das ocorrências mais graves da nossa história. São pessoas queridas e conhecidas. A cidade vive um momento de muita comoção, e toda a população de Rio Bananal se abraça em torno dessa família para dar força e superar esse momento de tamanha tristeza.

Bruno Pella, prefeito de Rio Bananal

Cidade onde criança morreu foi onde mais choveu no ES

O município de Rio Bananal foi o local onde mais choveu no Espírito Santo, nas últimas 24 horas, com 310 milímetros acumulados no período.

Além das chuvas intensas, uma barragem se rompeu no município de Rio Bananal. No entanto, segundo o prefeito Bruno Pella, o rompimento ocorreu após o desabamento da casa e não teve qualquer interferência na ocorrência.

Espírito Santo está em alerta para chuva forte

Na manhã desta quarta-feira (21), a Defesa Civil Estadual emitiu um novo alerta por SMS para todo o Espírito Santo, informando sobre a permanência de condições chuvosas para o dia de hoje.

O governador Renato Casagrande reforçou o alerta de atenção no Estado para chuvas fortes nos próximos dias.

“Temos risco de inundação, enxurrada e deslizamento de terra. Infelizmente, perdemos uma criança em Rio Bananal e duas pessoas foram resgatadas. Então, é importante que a gente siga todas as recomendações da Defesa Civil”, orientou Casagrande.

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória