Escola alagada e cachoeira transborda no Sul do ES; Rio Novo do Sul e Guaçuí
Foto: Reprodução

Temporais registrados em várias partes do Espírito Santo causaram alagamentos e destruições em municípios da Região Sul capixaba nesta quarta-feira (3). Uma escola em Rio Novo do Sul teve o teto destruído e ficou alagada.

A Escola Estadual Waldemiro Hemerly, localizada no centro de Rio Novo do Sul, teve o forro do teto destruído e ficou com os corredores alagados pelo temporal. Vídeos mostram a água da chuva caindo pelo teto e o desespero de alunos e da comunidade escolar.

Veja vídeo na escola:

Em Guaçuí, no bairro Santa Cecília, uma cachoeira teve o volume aumentado, provocando alagamento na rua. A água chegou a invadir algumas casas da região. Duas famílias foram orientadas a deixar as suas casas e buscar um local mais seguro.

A Defesa Civil do município informou que a queda d’água sempre apresenta esse aumento de volume em dias de chuvas intensas.

Em Mimoso do Sul foi registrado alagamento no distrito de São Rafael, com casas sendo invadidas pela chuva. Em março do ano passado, o município já havia sido alvo de fortes chuvas que devastaram a cidade.

Veja vídeo da cachoeira e da cidade:

ES tem alerta vermelho para tempestades

O Espírito Santo recebeu alerta vermelho para volumes de chuva acumulado acima de 100 milímetros por dia e risco de alagamento.

O aviso de grande perigo – o maior da escala – foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta quarta-feira (3) para 55 cidades capixabas.

Além da possibilidade de alagamentos, o alerta ainda adverte para risco de transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades da Grande Vitória e das regiões Serrana, Norte e Noroeste.

Durante a madrugada, o instituto já havia emitido um alerta de perigo para tempestades na metade Sul do Espírito Santo. O alerta segue em vigência e reforça a instabilidade que chegou ao Estado.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.