Uma tempestade derrubou e quebrou a xícara do Maior Café do Mundo, principal símbolo turístico de Brejetuba, na região Serrana do Espírito Santo e provocou estragos em diversas áreas do município na tarde e na noite de quarta-feira (26). Árvores e postes caíram, estradas foram interditadas e comunidades ficaram parcialmente isoladas.

A estrada que liga Brejetuba à comunidade de Breajubinha ficou totalmente bloqueada após a queda de árvores e de um poste. Moradores também relataram transtornos na via que dá acesso ao distrito de Santa Rita, onde outras quedas de árvores foram registradas.

Xícara de Brejetuba (Foto/reprodução: TV Vitória)
Xícara de Brejetuba (Foto/reprodução: TV Vitória)

Prefeitura mobiliza equipes

Em comunicado oficial, a Prefeitura de Brejetuba afirmou que acompanha de perto os impactos da tempestade e mobilizou equipes da Defesa Civil e secretarias municipais para atendimento emergencial.

“Manifestamos nossa solidariedade às famílias e a todas as pessoas afetadas, reafirmando nosso compromisso em prestar todo o apoio necessário. As equipes estão em campo realizando atendimentos, monitorando áreas de risco e adotando medidas para garantir a segurança da população.”

Ainda segundo o município, o trabalho segue de forma integrada para restabelecer a normalidade nos pontos mais críticos.

Tempestades no ES

A instabilidade que atingiu Brejetuba também provocou transtornos em outras cidades capixabas. Em Vila Velha, moradores registraram chuva de granizo durante a tarde de terça-feira. No Caparaó, em Guaçuí, temporais também foram gravados por moradores e encaminhados à TV Vitória.

A intensidade das chuvas já havia sido alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que colocou o Espírito Santo sob alerta laranja para tempestades, com risco de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo.

Monitoramento continua

A previsão indica que áreas de instabilidade podem continuar atuando no Estado ao longo do dia, e a Defesa Civil reforça orientações de segurança, especialmente em regiões de encostas, áreas alagáveis e locais com histórico de deslizamentos.

Brejetuba segue em monitoramento, enquanto equipes trabalham para liberar vias, restabelecer serviços e avaliar os danos estruturais após uma das tempestades mais intensas registradas no município neste ano.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.