
Após dias de calor intenso, o tempo fechou na Grande Vitória, causando chuva forte e uma tempestade de raios em diversos pontos nesta terça-feira (3). Há registros de ventanias e trovões em diversos bairros.
Em Vila Velha, chove forte na região da Praia da Costa, principalmente em locais como a Avenida Champagnat.
Em Vitória, o Centro, Jardim da Penha e Jardim Camburi também já sofrem com a intensidade da chuva. Há registro de queda de raios.

Em Jardim da Penha, Bento Ferreira e Barro Vermelho são registrados alagamentos em algumas ruas.
Motoristas que sobem a Terceira Ponte, no sentido Vitória-Vila Velha, enfrentam ponto de alagamento. Confira abaixo o vídeo:
Veja vídeo feito em Cariacica:
Em Cariacica, também há chuva intensa nos bairros Flexal II e Itaquari, na altura da Rodovia Mário Gurgel. Moradores já relatam inclusive queda de energia elétrica.
Veja vídeo:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia ampliado o aviso na cor laranja, que indica perigo para ocorrência de tempestade em todos os 78 municípios do Espírito Santo. O alerta é válido até a noite desta quarta-feira (04).
Segundo o instituto, os municípios em alerta podem registrar volume de chuva de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h, além de queda de granizo.
Com as fortes chuvas, a Defesa Civil Estadual emitiu alerta de raios e chuva intensa na região Serrana nas próximas sete horas na região Serrana. A Defesa Civil alerta que as pessoas devem se manter atentas e liguem para o 193 em caso de emergências.
Raios e alagamentos
Na noite desta segunda-feira (2), diversas cidades do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, já haviam registrado fortes chuvas.
A tempestade provocou alagamentos, enxurradas e deslizamentos em municípios do interior do Estado. As situações mais críticas foram no Sul capixaba, especialmente em Iúna e Rio Novo do Sul.
Em Iúna, nos bairros Niterói e Perdição, o volume de chuva alagou diversas ruas. Vídeos gravados por moradores mostram enxurradas invadindo estabelecimentos comerciais, residências e até veículos. A força da água dificultou a passagem de pedestres e motoristas, e muitos trechos ficaram completamente intransitáveis.
Enquanto o interior enfrentava alagamentos, a Região Metropolitana foi marcada por uma intensa atividade elétrica. Na noite de domingo (1º), mais de 2.500 raios foram registrados em poucas horas, segundo o Centro de Monitoramento de Descargas Elétricas Atmosféricas da Prefeitura de Vitória.
O fenômeno começou por volta das 20 horas e foi classificado como um evento eletromagnético de grande intensidade, com descargas entre nuvens e também entre nuvem e solo. Moradores de diversas cidades relataram o céu constantemente iluminado por relâmpagos.