A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdcec-ES) alertou para previsão de “tempo severo” com possibilidade de alto impacto no Espírito Santo válido até a madrugada desta quarta-feira (26). Há possibilidade de chuvas intensas e raios.

Nesta terça-feira (25), cidades capixabas já registraram chuva de granizo, como Vila velha e Guaçuí.

Os alertas da Defesa Civil chegam após previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo para chuvas de 100 até 200 milímetros no Espírito Santo até a madrugada de quarta.

O Inmet emitiu um alerta laranja, de perigo, para todo o território capixaba e recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores ou utilizar equipamentos eletrônicos.

A orientação geral da Defesa Civil é que as pessoas fiquem atentas e adotem medidas de segurança em caso de risco.

Rainer Costa

As região do ES mais afetadas

As áreas mais afetadas serão as regiões Metropolitana, Serrana, Norte e Noroeste do Estado. O aumento da instabilidade já estava previsto nas últimas análises numéricas, realizadas ao longo desta terça-feira (25), devido à atuação de um sistema frontal aliado a um ciclone extratropical na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

De acordo com a Defesa Civil, o tempo continuará com grande variação de nebulosidade e chuvas periódicas na noite desta terça, apontado como período de maior risco, com chuvas volumosas, raios e vento intenso.

Acumulados de chuva

Apesar dos alertas do Inmet, segundo a Defesa Civil são esperados acumulados de chuva até o fim desta terça-feira de 30 a 50 milímetros nas regiões mais afetadas, com 40% de chance de acumulados entre 50 e 70 milímetros.

Nas regiões Sul, Caparaó e em parte da região Serrana, são esperados de 10 a 30 milímetros, com 40% de chances de acumulados entre 30 a 50 milímetros.

Municípios que mais acumularam chuva nas últimas 24h:

  • Conceição da Barra (80 mm)
  • ⁠São Mateus (62 mm)
  • ⁠Boa Esperança (54 mm)

A instabilidade se mantém até a madrugada de quarta-feira, ainda com possibilidade de tempestades no extremo Norte e parte do Noroeste. A partir da tarde, os modelos indicam predomínio de tempo firme em praticamente todo o Estado.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.