A cidade de Muniz Freire foi uma das mais atingidas pela chuva forte no Espírito Santo, na noite de terça-feira (4). O temporal acompanhado de queda de granizo destelhou escolas e até a sede da prefeitura. Duas famílias estão desabrigadas no município.
O prefeito Dito Silva informou que foram registradas queda de árvores e o calçamento de uma rua que estava em obras foi bastante danificado pela correnteza que se formou. Ele está percorrendo a cidade e realizando o levantamento dos prejuízos, durante a manhã desta quarta-feira (5).
“Muito vento. Nunca tinha visto isso em Muniz Freire. Foi um vendaval muito forte. Pessoas de 80 anos disseram que nunca viram isso. Foram 19 minutos de chuva”, afirmou o prefeito.
Em nota, a Defesa Civil Estadual informou à reportagem do Folha Vitória que quase 50 milímetros de chuva foram registrados entre 18h10 e 18h30 em Muniz Freire.
Pelo menos duas escolas, além das sedes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Casa Lar foram destelhados pela ventania. Ainda na sede casas foram destelhadas e duas famílias precisaram deixar suas residências. Elas foram acolhidas em duas igrejas.
Dito revelou que o prédio da prefeitura também perdeu telhas e a água chegou a molhar computadores, mas os equipamentos foram salvos pelas equipes. Durante a manhã desta quarta, uma equipe trabalha no conserto do telhado da prefeitura.
A estrutura de um estabelecimento comercial caiu e danificou árvores, que cobriram os carros com folhas.
Além da sede, a chuva forte também destelhou imóveis na comunidade de Santo Amaro, na divisa com o município de Conceição do Castelo. Apesar do prejuízo, ninguém ficou ferido na cidade.
Segundo o prefeito, o governo do Estado está em contato com a prefeitura e já se colocou a disposição para auxiliar na reconstrução da cidade.
Chuva causou estragos em mais cidades do Espírito Santo
A chuva forte atingiu cidades do Espírito Santo no início da noite de terça-feira (4), causando prejuízos e assustando moradores.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram temporais em Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Iúna, Conceição do Castelo, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra e outras cidades.
Em Marechal Floriano, um morador compartilhou um vídeo em que mostra um pé de jequitibá de mais de 20 metros de comprimento que foi arrancado pela raiz da beira de um córrego. “Arrancou na raiz o pé de jequitibá. Desceu um tornado aqui, alguma coisa aconteceu”, declara o morador.
Previsão de chuva e granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas e tempestades, com possibilidade de queda de granizo, válidos para todo o Estado até a manhã desta quarta-feira (5).
Segundo o Inmet, as regiões Sul e Serrana, além dos municípios de Viana e Vila Velha na Grande Vitória, têm possibilidade de registrar até queda de granizo. São ao todo 36 municípios sob este alerta.
Já o segundo alerta engloba 49 cidades, onde as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) em todo o ES. Nas regiões Sul e Serrana, pode haver estragos em plantações.