Vai vir tempestade para o ES, mas final de semana será de sol; veja previsão

A previsão para o Espírito Santo é de muita chuva na próxima semana, mas enquanto a tempestade não chega, os capixabas e os turistas vão poder aproveitar o sol no fim de semana. A previsão é de calorão predominante de Norte a Sul do Estado neste sábado (17) e domingo (18).

Segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o ar seco associado a um sistema de alta pressão mantém o tempo aberto em todo o Estado durante o fim de semana. 

No sábado, não há previsão de chuva. As temperaturas apresentam ligeiro aumento e atingem a máxima de 33 °C na Grande Vitória e 34 °C na Região Norte.

O domingo também será de praia sem precipitação no Espírito Santo. Também é destacado que as temperaturas máximas apresentam nova elevação com máxima de 34°C na Grande Vitória, Sul, Noroeste e Nordeste.

Chuvas intensas na próxima semana no ES

Entretanto, o sol não deve brilhar por muito tempo no Espírito Santo. A partir da próxima segunda-feira (19), o Estado deve voltar a enfrentar um período de chuvas intensas.

A previsão é da chegada da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, fenômeno meteorológico caracterizado por volumes elevados de chuva que se estendem por vários dias consecutivos.

Segundo a empresa Climatempo, a ZCAS deve atuar no Estado entre os dias 19 e 23 de janeiro, influenciada pelo deslocamento de uma nova frente fria pela costa da região Sudeste. Durante esse período, os acumulados de chuva no Espírito Santo podem variar entre 200 e 400 milímetros.

O volume esperado é considerado elevado e pode representar, em apenas cinco dias, o equivalente à média de chuva registrada em todo o mês de janeiro em diversos municípios capixabas.

Risco de transtornos

Com os altos volumes previstos, aumenta o risco de alagamentos, enchentes, transbordamento de rios e deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas e regiões com o solo já encharcado.

Diante do cenário, órgãos de monitoramento reforçam a importância de atenção redobrada da população, principalmente de moradores de áreas consideradas de risco.

Orientações de segurança

Durante o temporal

  • Evite sair de casa enquanto persistirem chuva forte e ventos intensos;
  • Não se abrigue debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas;
  • Durante a ocorrência de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Se estiver dirigindo, reduza a velocidade e nunca atravesse vias alagadas;
  • Mantenha distância de bueiros, córregos e rios, que podem transbordar rapidamente.
  • Ao notar rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou elevação rápida do nível da água, procure um local seguro imediatamente;
  • Siga sempre as orientações da Defesa Civil;
  • Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.