Árvores e postes caídos após as chuvas (Foto: Thiago Soares)
Árvores e postes caídos após as chuvas (Foto: Thiago Soares)

Um forte vendaval atingiu a região da Grande Vitória na noite de terça-feira (3) e provocou uma série de transtornos em municípios como Vila Velha, Vitória e Cariacica. Houve registros de queda de árvores, poste derrubado, alagamentos e até o destelhamento residências.

Em Vila Velha, no bairro Paul, o vento foi tão intenso que arrancou o telhado de uma casa na Rua Jair Araújo. As telhas foram arremessadas para o quintal do vizinho dos fundos. Segundo moradores, apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Outro ponto crítico foi registrado em Ilha das Flores. Na Rua Wilson Batista, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica, derrubou um poste, deixou a via completamente interditada e provocou queda de energia na região. Os fios energizados ficaram espalhados pelo chão, aumentando o risco para quem passava pelo local.

Poucos metros adiante, outra árvore desabou sobre um carro estacionado. De acordo com vizinhos, o proprietário havia deixado o veículo e ainda não sabia do ocorrido.

Por pouco ela não caiu na casa da gente. Essa árvore está perigosa, está podre lá em cima. Ela pode cair a qualquer momento. Já fizemos várias ocorrências e só vêm podar. Tem que arrancar.

Aldair Jesus de Araújo, transportador de cargas

No Centro de Vila Velha também houve transtornos. Ruas como Cabo Aylson Simões e Presidente Lima ficaram completamente alagadas, dificultando o tráfego de veículos. Na Rua Antônio Ataíde, uma árvore de grande porte caiu por volta das 20 horas e atingiu a rede elétrica. A área precisou ser isolada pela Guarda Municipal até a chegada da concessionária de energia.

A queda foi resultado da combinação de chuva intensa com ventos fortes. Quando há fios energizados no chão, o risco é muito grande. A orientação é que as pessoas não se aproximem.

Sargento Bleda, subsecretário de proteção e defesa civil

Em Vitória, a ventania levou o telhado de duas casas no bairro São Cristóvão. Um morador relatou que um raio atingiu a cobertura metálica de uma das residências, causando a queda de parte da estrutura que caiu na rede elétrica. Telhas coloniais de um imóvel vizinho foram arrancadas pela força dos ventos.

A energia elétrica chegou a ser interrompida na rua, mas, na manhã desta quarta-feira (4), já havia sido reestabelecida.

Moradores de Barro Vermelho relataram piques de energia ao longo da noite. Em Jardim Camburi, também foi relatada falta de energia elétrica e, na manhã desta quarta, ainda há relato de moradores que estão sem eletricidade após o temporal da noite de terça.

Em Cariacica, a chuva causou alagamentos em alguns ruas da cidade.

O que diz a Defesa Civil?

A Defesa Civil de Vila Velha confirmou o acionamento para queda de árvores no Centro e no bairro Ilha das Flores. Também foram identificados pontos de alagamento na Rua Cabo Aylson Simões e na Rodovia do Sol.

“Equipes das secretarias de Serviços Urbanos e de Obras seguem nas ruas para atender as ocorrências e realizar os reparos necessários”, informou o município.

A EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, foi procurada para comentar os casos de queda de luz, mas ainda não deu retorno até o fechamento desta reportagem.

Moradores de diversos bairros da Grande Vitória relataram nas redes sociais momentos de apreensão por causa dos ventos fortes e da chuva intensa. A previsão é de que o tempo continue instável nos próximos dias, e a orientação dos órgãos de segurança é para que a população redobre a atenção em caso de novos temporais.

A reportagem do Folha Vitória procurou as Defesas Civis de Cariacica, Vitória e Serra para obter um balanço das ocorrências, mas até publicação da matéria não teve retorno.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.