Praia da Curva da Jurema
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O verão começa oficialmente neste domingo (21) no Hemisfério Sul e já traz características típicas da estação para o Espírito Santo: o calor aumenta e as chuvas rápidas atingem pontos isolados, especialmente nas áreas litorâneas e no norte do Estado. A previsão é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Neste domingo, a umidade vinda do oceano favorece a ocorrência de chuva no litoral norte. Ao longo do dia, o tempo tende a abrir nessa região. Ainda no Norte capixaba, há possibilidade de pancadas isoladas em alguns municípios, com exceção do trecho sul da Região Noroeste, onde a máxima prevista é de 35ºC.

Nas demais áreas do Estado, o predomínio é de poucas nuvens e tempo seco. As temperaturas sobem levemente e os ventos sopram entre fracos e moderados no litoral.

Na Grande Vitória, o domingo é de sol entre poucas nuvens, sem previsão de chuva, com temperaturas variando entre 21 °C e 32 °C. Em Vitória, os termômetros marcam mínima de 20 °C e máxima de 32 °C.

No Sul do Espírito Santo e na Região Serrana, o tempo também permanece firme, com máximas que podem chegar a 33 °C nas áreas menos elevadas. Já no Norte e no Nordeste capixabas, a variação de nuvens acompanha chuvas rápidas e passageiras, sobretudo no litoral pela manhã.

Na segunda-feira (22), o cenário muda um pouco. A umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuva fraca e isolada em diferentes momentos do dia em todas as regiões do Estado. Mesmo com a maior presença de nuvens, as temperaturas máximas seguem em leve elevação, enquanto os ventos perdem intensidade.

A partir de terça-feira (23), a atuação de um sistema de alta pressão reduz a formação de nuvens e afasta a chuva. O tempo fica firme em todas as regiões, com predomínio de sol e temperaturas em alta.

Essa condição se mantém na quarta-feira (24), véspera de Natal, quando o calor se intensifica ainda mais e não há previsão de precipitação. Os ventos sopram fracos a moderados entre o litoral sul e a Grande Vitória, reforçando o clima típico do verão capixaba.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política em jornais do Espírito Santo e fora do Estado. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política em jornais do Espírito Santo e fora do Estado. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.