Conciliar a maternidade com a vida profissional continua sendo um dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil. E é justamente esse o tema de estreia do programa Acelera Mulheres, que vai ao ar neste domingo (1º), às 8h30, na TV Vitória/Record.
O programa é apresentado pela mentora de carreiras Ana Paula França, que também assina a coluna homônima no Folha Vitória.
Acelera Mulheres recebe três convidadas
No episódio de estreia, intitulado “Carreira e Maternidade: o Equilíbrio Possível?”, o programa convida três mulheres com trajetórias distintas para discutir os dilemas da maternidade ativa.
Participam da conversa a pedagoga e arteterapeuta Carol Pagani, a modelo e empreendedora Stephany Pim e a advogada Kamila Dias, mãe de dois adolescentes.
“Somos maioria no Brasil. O país tem seis milhões de mulheres a mais do que de homens. Mulheres que deixaram de ser apenas donas de casa e foram para o mercado de trabalho. Ao longo dos anos tivemos avanços, mas ainda somos sobrecarregadas com os afazeres domésticos e a carreira profissional. Vamos falar sobre os desafios de ser mãe e profissional. Tudo ao mesmo tempo!”, afirma Juliana Lyra.
Mulheres gastam mais tempo que homens em afazeres domésticos
Dados recentes do IBGE mostram que as mulheres gastaram, em média, 21,3 horas semanais com afazeres domésticos e cuidados com pessoas em 2022. Já os homens dedicaram apenas 11,7 horas — praticamente a metade.
A ideia do Acelera Mulheres é trazer temas que dialogam com o cotidiano feminino, muitas vezes silenciado ou romantizado. A maternidade é um desses assuntos que merece ser debatido com profundidade e empatia, afirma Ana Paula França.
A temporada contará com quatro episódios temáticos. Entre os assuntos que serão abordados nas próximas semanas estão:
- Os desafios da mulher no mercado de trabalho: jornada dupla, disparidades e resistência
- Sobrecarga e saúde mental: o preço invisível
- Diferença salarial: uma luta antiga
- Liberdade financeira e emocional: empoderamento em construção
- Competitividade entre mulheres: rivalidade ou reflexo do sistema?
Serviço
Acelera Mulheres
Estreia: domingo, 1º de junho
Horário: 8h30, na TV Vitória/Record TV
Apresentação: Ana Paula França
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos