
O governador Renato Casagrande anunciou que o Governo do Estado planeja realizar concurso público para a Polícia Científica em 2026 no Espírito Santo. A revelação foi feita durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (18), no Palácio Anchieta, em Vitória.
Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual anunciou prioridades do governo em diversas áreas para o próximo ano, como saúde, educação e infraestrutura. Casagrande também apresentou um balanço dos sete anos de governo.
O governador não chegou a confirmar o número de vagas para o concurso da Polícia Científica, mas revelou que a previsão é que o certame seja realizado no próximo ano. A Polícia Científica do Espírito Santo foi criada em 2022, mas a consolidação desse novo setor da Segurança Pública ainda não havia sido concluída.

“Concluímos agora a estruturação da Polícia Científica. Vou sancionar, nos próximos dias, as duas leis que faltavam para a gente poder consolidar a existência da Polícia Científica e, em 2026, deveremos ter um concurso”, disse o governador.
Outros anúncios: novo barco do aquaviário em 2026
Durante o evento, Casagrande anunciou a inauguração de um novo barco para o Aquaviário, que será chamado de Morro do Forno Grande. A nova embarcação – que será a sexta do sistema – deve estar em funcionamento no início de 2026.
“Ela vai chegar agora em dezembro, talvez a gente já coloque ela pra funcionar antes de terminar o ano. Mas o certo mesmo é começar 2026 com ele em funcionamento”, explicou Renato Casagrande.

Hospital Geral de Cariacica fica pronto em 2026
Na área da saúde, Casagrande destacou três obras que estão em andamento: o Complexo de Saúde Norte, que está sendo construído em São Mateus; o Novo Hospital Sílvio Avidos, em Colatina; e o Hospital Geral de Cariacica. Para este último, o governador anunciou a entrega da obra para o final de 2026.
O governador informou que, nessa fase da obra, os trabalhos acontecem no entorno do hospital. “O hospital é muito grande, mas no final de 2026 colocamos ele para começar a funcionar”, afirmou Casagrande.
O Hospital Geral de Cariacica vai contar com o total de 408 novos leitos, pronto-socorro, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e maternidade, além de ambulatório de especialidades.

Casagrande confirmou projeto de Aeroporto das Montanhas
O governador também confirmou a implementação da fase de estudo técnico necessária para a viabilização do Aeroporto das Montanhas Capixabas, que será localizado na região de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante.
O projeto promete impulsionar o turismo e a economia do interior do Estado. O edital para construção do aeroporto deve ser publicado no início do ano de 2026. “Ainda não possui a previsão de entrega das obras, porque são três meses de licitação, por conta da licença ambiental, mas devemos começar a obra no final do ano que vem”, confirmou Casagrande.
Conforme adiantou o colunista Ricardo Frizera, o projeto prevê pista de 1.300 metros, adequada para aeronaves de pequeno e médio porte, e operação de voos de passageiros e cargas 24 horas por dia. A área aprovada soma 34,5 hectares, com terminal de 315 m² e pátio de 7.200 m², capaz de receber até oito aeronaves simultaneamente e atender 70 passageiros por hora/pico.
Investimentos em segurança e queda na taxa de homicídios
Durante a coletiva de imprensa, Casagrande destacou avanços alcançados de 2018 a 2025 em áreas como segurança pública, educação, combate à pobreza e transparência. Sobre as taxas de homicídios, Casagrande lembrou que em 2009 o Espírito Santo chegou a ter 2034 assassinatos.

Em 2018, antes de Casagrande assumir o Governo do Estado, foram registrados 1.109 assassinatos em terras capixabas. Em 2024, esse número foi de 854. A proporção de homicídios para cada 100 mil habitantes passou de 24 em 2018 para 20 no ano passado, alcançando a média nacional.
Ainda na área da segurança pública, o governador lembrou que 39 municípios capixabas estão sem registros de assassinatos há mais de 60 dias. O chefe do executivo estadual destacou, ainda, os investimentos em tecnologia para equipar as polícias, como tótens e câmeras em viaturas para leitura de placas e leitura biométrica.
Número de escolas em tempo integral hoje é sete vezes maior
Na área da educação, o governo mostrou a ampliação no número de escolas em tempo integral, que passou de 32 em 2018 para 232 em 2025. A disponibilização de vagas em escolas técnicas passou de 1.640 para 2.920 por ano.
Casagrande apresentou, ainda, os dados de investimentos do Governo do Estado por aluno. O custo médio por estudante no Estado é de US$ 7 mil, enquanto a média nacional é de US$ 4 mil.
Segundo o governo, esse investimento tem gerado resultados positivos, como a primeira melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2024 no Ensino Médio nas classes comuns e no Ensino Profissional e a segunda melhor nota do Ideb geral entre os estados em 2025.