Ministério Público do Espírito Santo MPES
Edital do concurso para cinco vagas de promotor de Justiça no MPES foi publicado nesta segunda (25). Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) publicou nesta segunda-feira (25) o edital do 28º concurso para promotor de Justiça substituto. As inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda (01) e seguem até o dia 10 de outubro.

A prova objetiva está prevista para o dia 30 de novembro, em Vitória. O concurso irá selecionar para cinco vagas imediatas, além de cadastro de reserva. A remuneração inicial é de R$ 37.765,55.

Entre as etapas do certame estão: provas objetivas e discursivas, exames de saúde e psicotécnico, investigação social, provas orais, tribuna e avaliação de títulos.

>> Siga o Folha Vitória no LinkedIn para ficar por dentro de oportunidades

As inscrições podem ser realizadas das 16h da próxima segunda-feira até as 16h do dia 10 de outubro, através do link. A taxa de inscrição é de R$ 300 e pode ser paga desde a abertura das inscrições até os dias 13 e 14 de outubro.

Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 01 e 18 de setembro. O concurso também prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência (10%), candidatos negros (20%) e candidatos indígenas (5%), conforme legislação estadual.

Confira o edital completo no site do MPES.

O edital foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (DIMPES). O regulamento foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (18) pelo conselho superior do MPES.

O concurso é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a elaboração do regulamento teve o apoio do Ministério Público, do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo.

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.