Concursos

Nove cidades do ES têm 120 dias para planejar concursos públicos

Decisão é do Tribunal de Contas do Estado que realizou uma auditoria para verificar vínculos temporários e efetivos

Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Nove cidades capixabas terão que elaborar planos de ação para realizar concursos públicos após o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) identificar irregularidades em contratações temporárias.

A auditoria realizada pela corte analisou a relação entre servidores temporários e efetivos em 10 municípios do Estado. Ficou comprovado que em todas elas há mais servidores temporários do que efetivos.

Entre os problemas que resultaram na necessidade de determinações, estão a ausência de processo seletivo para contratações temporárias e o desrespeito ao prazo máximo permitido por lei para tais vagas.

Conforme decisão do relator do caso, o conselheiro Rodrigo Chamoun, seguida pelos demais, Águia Branca, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul e Viana têm até 120 dias para enviar os planos ao TCE-ES.

O documento deve conter os cargos que serão preenchidos, a quantidade de vagas e o cronograma do processo.

Cachoeiro de Itapemirim também foi avaliada pela corte. Apesar de possuir mais servidores temporários (3.577) do que efetivos (2.418), a cidade do Sul do Estado não possui contratos temporários em prazos superiores aos previstos na legislação e realizou concurso público em 2024.

Ao município, assim como aos demais, foi determinado que se faça um levantamento do número de servidores necessários para atender de forma permanente a sua estrutura administrativa e, além disso, a elaboração de um plano para adequar os contratos temporários.

O Tribunal também emitiu algumas recomendações às cidades, como o respeito à quarentena – regra que estabelece um período mínimo entre um contrato temporário e outro pelo mesmo servidor.

Veja a relação entre servidores temporários e efetivos:

MunicípioTemporáriosEfetivos
Águia Branca327209
Cachoeiro de Itapemirim3.5772.418
Conceição da Barra1.315665
Divino de São Lourenço159104
Itaguaçu553278
Itarana347228
Marechal Floriano470209
Marilândia328123
Mimoso do Sul635385
Viana1.843919

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.