Vagas abertas para cursos técnicos (Foto/reprodução: SECTI)
Vagas abertas para cursos técnicos (Foto/reprodução: SECTI)

O Governo do Espírito Santo abriu 1.045 vagas gratuitas em cursos técnicos de nível médio nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs). As oportunidades são voltadas a jovens e adultos que buscam se qualificar profissionalmente e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.

As inscrições foram abertas na segunda-feira (10) e seguem até o dia 7 de dezembro. Os interessados devem fazer a inscrição neste link.

Os cursos abrangem diversas áreas estratégicas da economia capixaba, com destaque para o técnico em Enfermagem, que será ofertado em três unidades. A formação em saúde continua entre as mais procuradas, impulsionada pela crescente demanda por profissionais qualificados no setor.

Além de Enfermagem, há opções em: Administração, Estética, Gastronomia, Logística, Informática, Internet das Coisas (IoT), Produção de Moda, Cooperativismo Digital, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Jogos Digitais, entre outros.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

  • CEET Vasco Coutinho (Vila Velha) – 430 vagas
  • CEET Emílio Nemer (Castelo) – 190 vagas
  • CEET Giuseppe Altoé (Vargem Alta) – 270 vagas
  • CEET Talmo Luiz Silva (João Neiva) – 155 vagas

O processo seletivo será feito em etapa única, com base nas notas de Português e Matemática do Ensino Médio.

O resultado sai no dia 10 de dezembro e as matrículas poderão ser feitas entre 12 e 30 de dezembro, diretamente nas unidades dos CEETs. As aulas estão previstas para começar em 2 de fevereiro de 2026.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, os cursos técnicos têm contribuído para transformar a realidade de muitas pessoas.

São jovens que conquistam o primeiro emprego, adultos que voltam a estudar e pessoas que redescobrem seu potencial profissional. A formação técnica gratuita é uma ferramenta de transformação real: ela abre portas e movimenta a economia capixaba.

Bruno Lamas, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.