Trabalho

Findeslab comemora projetos selecionados para edital de pesquisa e inovação

O número de projetos avaliados e aprovados no edital superou as expectativas

Foto: Reprodução

O setor de inovação capixaba começa o ano em comemoração. Os projetos de inovações em empresas e spin-offs apoiados pelo Findeslab se destacaram na avaliação do edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

No total foram 114 projetos avaliados, destes, 59 (51,75%) receberam o apoio do hub de inovação da indústria capixaba. Entre os aprovados a Modalidade I de Projetos Inovadores totalizou 16 dos 39 projetos (41%) e na Modalidade II de spin-offs, 15 dos 21 projetos aprovados (71,42%).

A qualidade dos projetos superou as expectativas, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), aumentou o aporte previsto de R$ 10,2 milhões para R$ 13.080 milhões, acrescentando mais 2.880 milhões à categoria de Projetos Inovadores.

De acordo com a gerente de Inovação do Senai ES, Naiara Galliani, explica que a meta foi ultrapassar o que seria considerado o essencial. “No Findeslab, a proposta foi fazer um trabalho de excelência para impactar positivamente a trajetória destas companhias, e, consequentemente, destas pessoas. Fizemos muito mais do que considerávamos essencial. Foram atendimentos, lives, tutoriais, passo a passo, revisões de projeto e infinitas dúvidas sanadas”, disse.

Além de demonstrar a evolução e crescimento da inovação no ecossistema capixaba, o resultado reflete a atuação da equipe do Findeslab, que durante o edital, atendeu os empresários e buscou maneiras de esclarecer o conteúdo do edital e preparar propostas adequadas aos requisitos da Fapes.

“Trabalhamos incansavelmente e fomos além, sim, no apoio, na parceria, na educação, na disponibilidade. O edital esteve em nossos dias desde a sua abertura, e estamos orgulhosos da qualidade do trabalho que pudemos manter até o resultado final. Agora ainda mais satisfeita, pois além de quantidade, a taxa de aprovação confirma a qualidade do trabalho realizado”, finaliza Naiara.

Projetos aprovados

Os projetos que foram aprovados devem ficar atentos aos próximos passos e prazo. A contratação dos projetos deve acontecer em até 15 dias após a divulgação do resultado final para empresas já constituídas. E as spin-offs ainda não constituídas têm um prazo de 45 dias para constituí-las e iniciar a contratação do projeto. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 25/01. 

Pontos moeda