Trabalho

Centro Universitário abre vagas de oficina gratuita para atender população de comunidades vulneráveis de Vitória

O projeto “Design social: estampado cultura e arte” tem como objetivo promover o desenvolvimento do empreendedorismo social

Foto: Divulgação

Moradores da Grande Vitória terão a oportunidade de participar de um projeto voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo social. O “Design social: estampando cultura e arte”, promovido pela FAESA em parceria com o SICOOB, vai ofertar uma nova turma para a oficina gratuita de customização para estamparia e tapeçaria. No total estão disponíveis 20 vagas. As aulas serão ministradas pelo professor do curso de Design de Moda, Elsimar Rosindo Torres, e o projeto conta com o apoio da ONG Bem Brasil - Instituto de Desenvolvimento Social.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 18 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected]. A oficina tem início no dia 20 de fevereiro e as aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados, de 08h às 12 horas, nos laboratórios de design da FAESA.

O coordenador responsável pelo Projeto Design Social, Elsimar Rosindo Torres, explica que o projeto tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade às identidades e culturas de diversos grupos sociais, para oferecer mais uma ferramenta de empoderamento. “A ideia é capacitar pessoas para que elas possam desenvolver produtos valorizando sua própria cultura, a partir de temáticas sociais como a cultura negra, o feminismo e muitas outras. Com o domínio de técnicas como a estamparia, tapeçaria e customização, elas estarão aptas a empreender e criar oportunidades de geração de renda”, destaca.

Aluno da primeira turma, Vitor Vasale, 32 anos, já realizou a capacitação teórica e está ansioso para o início das aulas práticas de estamparia e tapeçaria. Vitor faz parte da equipe de carnaval de uma escola de samba de Vitória, e viu no curso uma oportunidade para agregar técnicas para suas produções artísticas voltadas para o carnaval. “Acredito que estar participando desse curso vai contribuir muito para agregar técnicas as minhas produções, pois o curso nos ajudou a partir do concreto, do real, para o abstrato, simbólico. Ainda não estou aplicando na prática, pois não iniciamos o processo de desenho e confecção, mas será excelente, pois os desfiles são em grande parte feitos com produções artesanais e manufaturadas”, ressaltou.

Pontos moeda