Trabalho

Proatividade é cada vez mais valorizada no mercado; confira as dicas para ser proativo!

Segundo especialistas, quem tem as características listadas está no caminho para o sucesso profissional

Foto: Senado Federal

Cada vez mais as empresas buscam profissionais proativos para integrar as equipes e essa competência tem sido muito falada no mercado de trabalho nos mais diversos setores. 

A tão em alta proatividade trata-se de uma competência de profissionais que assumem o protagonismo dentro das empresas ao pensar em soluções para os problemas vivenciados no dia a dia de trabalho e, também, ao atenderem certas demandas antes mesmo que sejam solicitados a fazer.

Esse profissional é tão valorizado por poupar tempo e empenho dos gestores, que podem se dedicar a outras tarefas. Segundo especialistas, quem tem essas características está no caminho para o sucesso profissional e possui um perfil de liderança, muito valorizado no mercado. 

Mas se isso ainda não é uma prática do seu comportamento, há certas atitudes que podem ajuda-lo a treinar para se tornar um profissional mais proativo. Confira:

1. Esteja aberto à mudança e ao feedback

O primeiro passo é fazer uma análise do seu comportamento e atuação como profissional para identificar o que precisa mudar. O feedback também pode ajudar a ver coisas que você não estava levando em consideração. Feito isso, não entre em negação, encare o que foi apontado e tente melhorar, antes mesmo que te peçam, pois isso é o princípio da proatividade.

2. Conheça a empresa amplamente

Conhecer a empresa em que trabalha de uma forma ampla e geral, além de seu mercado, é extremamente importante para compreender seu papel e pensar soluções para os problemas. Não fique restrito à sua função, converse com os colegas, pesquisa e estude sobre cenário externo e ampliará seu leque de ações.

3. Faça antes que te peçam

É muito comum encontrara no mercado profissionais que só funcionam aos empurrões. Isso gera desgaste e perdas para a empresa, então mais cedo ou mais tarde, quem tiver esse comportamento vai se dar mal. Seja um funcionário com atitude, que ao ver a necessidade, busque logo a ação. Desde de tarefas simples às mais complexas, em que pode ser necessário conversar com alguém antes de agir, só de mostrar a disponibilidade e o interesse já é uma atitude proativa.

4. Busque soluções

Em uma organização, não são só os líderes que devem resolver problemas. Os funcionários, desde estagiários, podem e devem pensar em soluções que possam agregar para a empresa. Se for algo relacionado ao seu trabalho diretamente, chegar ao chefe só com o problema não é nada bom, por isso esteja sempre pensando em coisas novas, ideias e soluções fazem toda a diferença para as organizações.

* Com informações do CIEE-ES

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