Trabalho

Concurso Sejus: saiba o que será cobrado nas provas e exame físico

São 600 vagas para inspetor penitenciário, que irão atuar em unidades prisionais da Grande Vitória, Noroeste, Norte e Sul do Estado

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Sejus

A Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) está com inscrições abertas para concurso público até 24 de agosto. Ao todo, são 600 vagas para inspetor penitenciário, com remuneração de R$ 4,3 mil, somando salário e auxílio-alimentação.

> Siga o Folha Vitória no Linkedin para ficar por dentro de oportunidades de emprego. Entre também na nossa comunidade no WhatsApp!

O processo seletivo tem diversas etapas: prova objetiva; redação; exame de aptidão física; exame psicotécnico; exame de saúde; heteroidentificação; investigação social; e curso de formação. 

Confira a seguir o que será cobrado nas provas objetivas e redação, e no teste de aptidão física:

O QUE SERÁ COBRADO NA SELEÇÃO DO CONCURSO

Prova objetiva e redação

A primeira etapa será a aplicação das provas objetiva e de redação, prevista para 08 de outubro de 2023. Segundo o edital, essa etapa é eliminatória e classificatória. 

Os candidatos terão que responder 60 questões objetivas, sendo 15 de língua portuguesa, 05 de informática básica, 10 de raciocínio lógico, 05 de atualidades, 05 de noções de direitos humanos, 06 de noções de direito administrativo, 08 de noções de direito penal e mais 06 de noções de processo penal.

LEIA TAMBÉM: Dataprev abre concurso com salário de até R$ 8 mil; confira as vagas

Na redação, de 20 até 50 linhas, os candidatos serão avaliados nos seguintes quesitos: 

Aspecto formal: Domínio da norma culta da língua, no seu registro formal; pontuação, ortografia, concordância, regência, uso adequado de pronomes, emprego de tempos e modos verbais.

Aspecto textual: Respeito à estrutura da tipologia textual solicitada, paragrafação; uso adequado de conectivos e elementos anafóricos, observância da estrutura sintático-semântica dos períodos.

Aspecto técnico: Atendimento à proposta temática, seleção e organização de argumentos consistentes que fundamentem a tese, progressão temática coerente, propriedade vocabular, clareza, apropriação produtiva e autoral do recorte temático.

LEIA TAMBÉM: Petrobras vai chamar 2,7 mil aprovados em concursos

O edital prevê que somente as redações dos candidatos aprovados na prova objetiva, aqueles que tiveram mais de 50% de acerto, serão corrigidas. Os que receberem 50 ou mais dos 100 pontos da redação seguem para próxima etapa.

Teste de aptidão física (TAF)

O Exame de Aptidão Física possui caráter eliminatório. De acordo com o edital, o teste irá avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, que são consideradas indispensáveis ao exercício das atividades.

Para homens

Para serem aprovados, candidatos masculinos terão que fazer no mínimo 4 repetições de barra fixa, 36 repetições abdominais remadores em até 1 minuto e correr 2.400 metros em até 12 minutos.

Para mulheres

No caso das mulheres, são cobrados 12 segundos na barra estática, 25 repetições de abdominais remadores em até 1 minuto e correr 2.000 metros em até 12 minutos.

Candidata que, no dia da realização do exame, apresentem atestado médico que comprove gravidez ou estado puerperal terá o teste adiado por 120 dias a partir da data do parto.

Veja o cronograma completo do concurso da Sejus

LEIA TAMBÉM: Mulheres podem perder mais postos de trabalho para IA que os homens, aponta estudo