Trabalho

ES deve ter 18 concursos públicos em 2022. Saiba em quais órgãos e prepare-se

O quantitativo de vagas e os prazos, em todos os processos de absorção de pessoal, no entanto, deverão ser definidos por cada pasta

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Pexels

No Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2022, do governo do Espírito Santo, estão previstos 18 concursos públicos em diversas secretarias e autarquias estaduais. A previsão orçamentária foi encaminhada nesta segunda-feira (27) à Assembleia Legislativo do Espírito Santo (Ales). 

Para o exercício de 2022, o Orçamento do Governo prevê concursos, especialmente nos órgãos que registram maior mobilidade de pessoal. O quantitativo de vagas e os prazos, em todos os processos de absorção de pessoal, no entanto, deverão ser definidos por cada pasta. 

A previsão é que haja os seguintes concursos:

- Secretaria da Educação (Sedu)
- Secretaria da Justiça (Sejus)
- Secretaria da Fazenda (Sefaz)
- Controle e Transparência (Secont)
- Gestão e Recursos Humanos (Seger)
- Procuradoria Geral do Estado (PGE)
- Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames)
- Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases)
- Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf)
- Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN)
- Polícia Civil
- Polícia Militar
- Corpo de Bombeiros Militar,
- Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)
- Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
- Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)
- Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest)
- Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). 

Alguns concursos já foram autorizados

Também nesta segunda-feira, o governador Renato Casagrande assinou o decreto que concretiza a reestruturação organizacional da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). 

Dentro das ações de reestruturação das forças de segurança, estão os concursos públicos já autorizados pelo Governo do Estado. Já estão em andamento na parte administrativa e de contratação de banca os certames da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Na Polícia Militar, serão 671 vagas, sendo 560 praças combatentes; 20 oficiais médicos; 20 oficiais dentistas; 5 oficiais farmacêuticos/bioquímicos; 2 oficiais médicos veterinários; 10 oficiais enfermeiros; 30 praças especialistas da saúde; 2 oficiais músicos e 22 praças músicos. No Corpo de Bombeiros, serão contratados 80 soldados e na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) são mais 40 vagas para delegado de polícia.

A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz) também já iniciou os preparativos para o novo concurso público, com cargo de consultor do Tesouro Estadual. 

No Diário Oficial do Estado (DIO) desta segunda, foi divulgada a contratação da organizadora FGV. Ao todo, 14 vagas estão sendo previstas, sendo dez para profissionais de Ciências Econômicas e quatro vagas para profissionais de Ciências Contábeis.

Para os candidatos que conseguiram garantir sua vaga o salário inicial é de R$9,6 mil e pode chegar a R$ 19,4 mil, com as progressões da carreira.

Pontos moeda