Trabalho

Dicas para controlar a ansiedade na entrevista de emprego

Treinar para a entrevista e fazer exercícios de respiração são algumas dicas que podem ajudar a manter a tranquilidade na hora da entrevista

Foto: Divulgação / Pexel

O nervosismo é a principal dificuldade dos candidatos na hora de participar de uma entrevista de emprego. Este dado vem de um estudo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágio, que aponta que 34% dos entrevistados são atrapalhados por esse sentimento no processo seletivo, e 27% deles, pela ansiedade.

Não é para menos. Além do currículo, dos conhecimentos técnicos e da experiência, um recrutador também avalia o candidato em alguns pontos cruciais para a aprovação, como o comportamento, a estabilidade emocional e a sua vivência profissional.

Por isso, manter a tranquilidade é fundamental para ir bem durante esta etapa e responder bem às perguntas da entrevista, mostrando a capacidade de preencher a vaga disponível.

O que um recrutador avalia em um candidato

Respeitando as particularidades de cada vaga, aqui estão os principais eixos que um recrutador pode avaliar em um candidato a um emprego.

Pontualidade

Pode parecer óbvio, mas muita gente não leva o horário a sério. Estar presente no local da entrevista - seja online, seja presencialmente - é um pré-requisito fundamental para ser um bom candidato. Portanto, é preciso começar respeitando a hora da entrevista e chegar alguns minutos mais cedo.

Formação acadêmica

Como a escolaridade é condição para a candidatura a muitas vagas, muitos candidatos têm formações parecidas. Então, uma maneira de se destacar é apresentar cursos extras, workshops e conhecimentos por fora que podem ser um diferencial em comparação aos concorrentes.

Experiência profissional

Conhecimentos e experiência na área são fundamentais para muitas vagas. O recrutador irá avaliar noções rasas ou aprofundadas na área. É possível compartilhá-las na entrevista de maneira leve e natural, citando momentos e cases da carreira em questão.

Capacidade de relacionamento

Trabalho em equipe, respeito pelos colegas, empatia, atenção à hierarquia, comunicação não-violenta são valores essenciais nos dias de hoje. Dar ênfase a eles é um bom sinal.

Vivência e perfil

Liderança, pró-atividade, capacidade analítica, capacidade operacional são alguns detalhes que podem ser procurados em candidatos, a depender do tipo de vaga. Tudo isso serve para que o entrevistador compreenda como a pessoa reage a desafios e se atende às condições essenciais para o emprego.

Como controlar o nervosismo

A ansiedade é um sentimento natural em um candidato que está participando de um processo seletivo. A ideia de passar por uma avaliação para uma vaga que se quer muito, e até mesmo precisa, causa mesmo certo nervosismo.

Mas em muitos candidatos, o nervosismo pode atrapalhar. A dificuldade de compreender perguntas e executar um raciocínio linear pode acontecer nesses casos.

A boa notícia é que existem algumas maneiras de controlá-lo.

Conhecer a empresa

Saber um pouco sobre a empresa para a qual a vaga está aberta é primordial para sentir segurança na hora da entrevista. É preciso pesquisar onde ela fica, com o que trabalha, missão e valores, além de ter uma noção sobre produtos ou serviços.

Dessa forma, o candidato poderá evitar ser pego de surpresa em relação a perguntas sobre o próprio ponto de vista sobre a instituição, ou como ele pode agregar no time, entre outras coisas.

Treinar a entrevista em voz alta

É possível começar deduzindo algumas perguntas que podem ser feitas na entrevista. Depois, treinar respostas em voz alta algumas vezes: falar sobre a própria experiência, os diferenciais, organizar as ideias de maneira clara e objetiva vai preparar o candidato para uma entrevista com mais firmeza e tranquilidade.

Planejar o dia da entrevista

Para que nada dê errado e abale emocionalmente o candidato, é fundamental planejar muito bem o dia da entrevista. Refeições, roupas, meio de transporte ou acesso à internet - todas essas etapas precisam funcionar muito bem. Não se deve ter uma preocupação a mais nesta data.

Relaxar minutos antes

O candidato já estudou sobre a empresa e a vaga, já treinou em voz alta e tudo fluiu bem durante o dia - agora é preciso relaxar. Assistir a um vídeo, ouvir música, colocar uma série agradável e descansar a mente vai ajudar bastante a manter o bem-estar minutos antes da entrevista.

Fazer um exercício de respiração

O candidato fez tudo isso, mas ainda está nervoso? É hora de tentar uma técnica de respiração capaz de regular os batimentos cardíacos, estimulando o sistema nervoso parassimpático.

Inspire pelo nariz contando lentamente até 4. Certifique-se de que o ar enche o pulmão e expande a barriga. Expire contando até 4, lentamente, agora pelo nariz ou pela boca. Repita o exercício por dois minutos.

Boa entrevista e boa sorte!

Pontos moeda