Trabalho

Como vender mais no Natal? Empreendedor pode se inscrever em aulas gratuitas e online

As aulas começam na próxima segunda-feira (18) e a ação está sendo promovida pelo Ifes de Vila Velha

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: rawpixel.com/Freepik

Pensando em capacitar empreendedores a vender mais com a chegada do Natal, o Núcleo Incubador do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vila Velha vai promover aulas online e gratuitas para capacitação em marketing e finanças de empreendedores.

As aulas vão começar na próxima segunda-feira (18) e vão até o dia 21 de outubro. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição para poder participar até a data de início do evento. Além disso, a participação do empreendedor valerá certificação do Ifes. 

A transmissão das aulas será feita por meio do canal do YouTube do Ifes - Campus Vila Velha, sempre às 19h. O evento conta com a parceria da Vice-Governadoria do Estado, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

De acordo com a coordenadora do Núcleo Incubador do Ifes do campus Vila Velha, Marcela Paes, este módulo vai abordar as necessidades dos empreendedores, já que a falta de organização financeira é a maior deficiência do empreendedor.

"Realizamos uma pesquisa com 2.500 empreendedores, a maioria dos entrevistados informaram que não tinha ideia de como precificar os produtos. Além disso tem outras dificuldades como controle de estoque, organização financeira, separação orçamental. Vamos orientá-los a usar planilhas e simplificar essas falhas."

Confira o cronograma completo:

MÓDULO: Como organizar seu dinheiro?

Horário das aulas: 19h

18/10 - Como precificar meu produto ou serviço
19/10 - Como organizar as finanças e separar o orçamento doméstico do empresarial
20/10 - Hora do Empreendedor
21/10 - Fluxo de Caixa 

Aumento das vendas: mais de 3 mil vagas temporárias devem ser abertas no ES

Foto: Empregos e Concursos

Os dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio) estimam que até 3 mil vagas sejam abertas no comércio de todo o Estado

De acordo com a federação, as vagas temporárias são disponibilizadas entre setembro e novembro, mas os lojistas podem manter as ofertas até a primeira quinzena de dezembro. Ainda segundo a Fecomércio, a expectativa é que 20% dos trabalhadores temporários sejam efetivados.

Para os comerciantes, o Natal é a data comemorativa mais esperada do ano, ficando atrás apenas do Dia das Mães. Os lojistas estão otimistas. Eles acreditam que as vendas natalinas deste ano irão superar as de 2020 em pelo menos 3,8%.

Com a ampliação da vacinação contra a covid-19 e a maioria dos municípios em risco baixo, os comerciantes já percebem um aumento de consumidores nas lojas, e acreditam que a procura aumente, ainda mais, à medida que o Natal for se aproximando.

O proprietário de uma loja de roupas masculinas voltada para executivos e eventos sociais, César Saad, viu o negócio ser afetado com as restrições impostas pela pandemia e, recentemente, percebeu crescimento na procura pelo seu produto.

"Muitas pessoas em Home Office engordaram, perderam roupa e agora que estão voltando para trabalhar presencialmente, viram que estão precisando repor aquela demanda. A nossa loja aqui é de eventos sociais, casamentos, formaturas e festa de 15 anos. Estamos atendendo pessoas que iriam casar ou  celebrar algo em 2020, e outras demandas que já estavam marcadas para este ano", explicou o comerciante.

>>> Leia também: Gratuito e online: mais de 26 mil vagas abertas em cursos de qualificação no ES

Pontos moeda