Trabalho

Academia Internacional de Cinema oferece bolsas de cursos audiovisuais. Confira!

Ao todo, serão 360 bolsas de estudos integrais para sete cursos online da AIC, distribuídas ao longo de um ano

Foto: Divulgação

A Academia Internacional de Cinema (AIC) está com inscrições abertas para o programa de bolsas referentes ao projeto AIC ONLINE - Formação Audiovisual para todo o Brasil. A quarta e última etapa do programa, que abrange pessoas que moram na Região Sul, mais estados de Minas Gerais e Espírito Santo, oferecerá 90 bolsas para os cursos online de roteiro, direção cinematográfica, produção, produção executiva, trilha sonora, edição e assistência de direção.

As inscrições começaram no dia 1º de novembro e podem ser feitas para a Fase A até o dia 30/11/2020, para a Fase B até o dia 07/02/2021 e para a Fase C até o dia 28/03/2021, todas de forma online. Cada fase é referente à um tipo de curso oferecido e os detalhes estão no site basta clicar aqui para se inscrever. Os cursos acontecem nos meses de Janeiro, Março e Abril de 2021.

Para participar, o interessado deve residir na região priorizada no projeto, possuir renda máxima declarada de até cinco salários mínimos, possuir acesso à internet e computador para assistir às aulas, ter, no mínimo, 17 anos e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. Pessoas com deficiência possuem 10% do número de vagas.

Ao todo, serão 360 bolsas de estudos integrais para sete cursos online da AIC, distribuídas ao longo de um ano. O programa foi dividido em quatro etapas, que cobrem todas as regiões do país, beneficiando residentes de 24 estados brasileiros, mais Distrito Federal.

A primeira etapa começou na região Centro-Oeste, onde mais de 650 pessoas se inscreveram para participar do programa de bolsas. A segunda etapa foi na região Norte, com mais de 600 inscritos. Já a terceira, aconteceu no Nordeste com 2.025 pessoas inscritas. A última etapa, em andamento, fechará o ciclo do projeto.

Projeto visa formação audiovisual para todos

O AIC ONLINE - Formação Audiovisual para todo o Brasil foi selecionado no edital SAV/MINC/FSA Nº 13/2018 e tem apoio da ANCINE - Agência Nacional do Cinema, FSA - Fundo Setorial do Audiovisual, do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do Ministério do Turismo e do CTAV/SAV- Centro Técnico Audiovisual.

O projeto AIC ONLINE foi um dos quatro vencedores de uma concorrência pública lançada pela ANCINE em 2018, voltada para o fomento da educação audiovisual. Para a AIC, que além dos conhecidos cursos presenciais em suas unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, vem desenvolvendo uma metodologia EAD específica para o ensino audiovisual, com cursos online desde 2017, “o incentivo vem precisamente num momento em que se torna cada vez mais evidente a necessidade de se investir em educação à distância, em especial num país de grande extensão territorial e desigualdades sociais como o nosso. Sabíamos que poderíamos fazer a nossa parte, e arregaçamos as mangas. Montamos um programa capaz de ter um impacto real de forma coordenada e com alcance nacional.”, diz Flávia Rocha, Diretora de Comunicação da AIC.

Além de contribuir para a formação de novos profissionais, o objetivo é também cultivar elementos técnicos para que esses novos profissionais possam expressar conteúdos que reflitam não só suas aspirações pessoais, mas também as suas realidades regionais, já que o audiovisual é uma ferramenta importante de comunicação e representatividade cultural.

Para conhecer mais detalhes sobre o programa, o processo seletivo para as bolsas e se candidatar, leia aqui o REGULAMENTO.

Sobre a Academia Internacional de Cinema (AIC)

Em 2019, a AIC celebrou 15 anos com uma história que acompanha o crescimento do mercado audiovisual. Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de Cursos Online, a Academia Internacional de Cinema (AIC) é reconhecida pela excelência demonstrada em mais de 3.200 filmes produzidos por seus alunos. A escola oferece cursos livres no período das férias e durante o semestre, além de cursos técnicos e de formação profissional.

A metodologia combina teoria e prática, desenvolvendo nos alunos habilidades para atuar no mercado, com técnica e criatividade. O corpo docente é formado por professores-realizadores.

A escola também realiza vários eventos e palestras abertas ao público, proporcionando uma série de discussões sobre o audiovisual.

Pontos moeda