Trabalho

Estado abre 775 vagas para 15 cursos técnicos gratuitos em João Neiva e Vila Velha

No próximo ano, o Centro Estadual de Educação Técnica de João Neiva vai oferecer cursos técnicos de Estética e Cozinha

Foto: Reprodução / Instagram

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) lança, nesta sexta-feira (11), um edital com 775 vagas para 15 cursos técnicos gratuitos. Trata-se do processo seletivo para os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. O edital é referente ao primeiro semestre de 2021.

Os interessados devem realizar o cadastro no portal Acesso Cidadão utilizando o número de CPF e um e-mail pessoal. Em seguida, basta acessar o site de inscrição, ler o edital de seleção e preencher a ficha de inscrição.

De acordo com a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, os centros estaduais de educação técnica estão alinhados com as demandas do mercado. 

“Nosso objetivo é oferecer oportunidades para que os cidadãos capixabas possam conquistar espaço no mundo do trabalho. Os cursos técnicos oferecidos pelos nossos CEETs estão alinhados às vocações econômicas do nosso Estado e possibilitam diversas atuações profissionais em postos de trabalho no mercado, além da possibilidade de associar o conhecimento desenvolvido ao empreendedorismo”, destacou.

Seleção

No ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. A seleção para as vagas considera o resultado final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do último ano cursado pelo candidato no Ensino Médio. Para os candidatos que estão cursando o terceiro ano em 2020, é considerado o resultado final nessas disciplinas em 2019.

As regras de seleção são aplicadas independentemente da modalidade de Ensino Médio cursada. Os candidatos que concluíram o Ensino Médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terão suas notas aplicadas a uma regra de equivalência para concorrer às vagas, observando os casos específicos de candidatos:

· Que cursaram o Ensino Médio regular;
· Que cursaram a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio;
· Que cursaram o Segundo Grau Profissionalizante;
· Que cursaram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
· Que concluíram o Ensino Médio no CEEJA;

Para concorrer às vagas do curso técnico em Estética, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, a contar no primeiro dia letivo, além de cumprir os requisitos gerais do edital.

Cursos

O CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, lança dois cursos novos para a população do município e entorno: Estética e Cozinha, que o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC antes chamava de Gastronomia. Além desses, a escola técnica também abre inscrição para outros quatro cursos. Ao todo, 255 vagas estão abertas no Talmo Luiz Silva.

Já no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, são oferecidas nove opções de cursos, com 520 vagas.

O resultado dos classificados e suplentes será divulgado em 30 de dezembro no site da Secti e no Seleção Aluno.

CEET Talmo Luiz Silva - João Neiva

Administração

Automação Industrial

Cozinha

Estética

Mecânica

Segurança do Trabalho


CEET Vasco Coutinho - Vila Velha

Administração

Eventos

Gastronomia

Informática

Modelagem do Vestuário

Multimídia

Produção de Moda

Rádio e Televisão

Redes de Computadores

Pontos moeda