Estão abertas as inscrições para 1.370 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional voltados exclusivamente a mulheres, por meio do programa Qualificar ES. As formações serão oferecidas em 28 municípios capixabas, com turmas nos turnos da manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h).
A iniciativa integra o programa Mulher Viva+, do governo do Estado, que reúne políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas e de promoção da igualdade de gênero no Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM:
- Fraude no INSS: pedidos de reembolso já somam R$ 1 bilhão, diz AGU
- ES registra recorde de renda per capita em 2024, aponta IBGE
- ES Gás inicia obras para expandir em 20 km rede de gás natural em Vila Velha
Cursos e geração de renda
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, investir em formação profissional exclusiva para mulheres é um passo fundamental para promover autonomia e transformação social:
“Acreditamos que investir na qualificação profissional das mulheres é uma das formas mais eficazes de transformar realidades. É um passo para o fortalecimento da autonomia, da geração de renda e da valorização das comunidades onde essas mulheres vivem”, disse Bruno Lamas.
As aulas começam no dia 24 de junho e seguem até 9 de setembro de 2025, com cursos alinhados às necessidades do mercado de trabalho e às vocações locais. Além disso, o programa tem parceria com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM).
Como se inscrever
Para participar, é necessário: ter 16 anos ou mais; residir no município onde o curso será ofertado; e se identificar com o gênero feminino.
As interessadas devem se inscrever online até o preenchimento das vagas. As candidatas selecionadas deverão realizar a matrícula presencial entre os dias 18 e 23 de junho, no polo indicado no ato da inscrição.